Xadrez pode ser muito mais que um jogo. Com um tabuleiro bonito, o conjunto pode se tornar um verdadeiro item de decoração. É o caso do “Batalha de Issus”, vendido por nada menos que US$ 1,65 milhão.
LEIA MAIS: Cadeira de US$ 26.000 desafia a gravidade
Com 64 cm de espessura e 25 cm de altura, o tabuleiro faz referência à segunda batalha entre Alexandre, O Grande e o exército persa.
Não é à toa que este é o conjunto de xadrez mais caro do planeta: há uma série pedras preciosas na obra. Com manganês rosa e malaquita verde na superfície, tem ainda 4 kg de ouro 14 quilates, 2,3 kg de ouro de 24k, 5 kg de prata, 320 gramas de pedras granadas, além de pérolas, turquesa, quartzo rosa e esmalte.
Não há uma só pedra igual. Todas são diferentes para personificar cada personagem da batalha, como Alexandre, O Grande, Darius e Atenas, deuses gregos da guerra e sabedoria, respectivamente.
De acordo com Bill Rau, CEO da M.S. Rau Antiques, criadora do conjunto, foi feita uma pesquisa extensa sobre a vestimenta da Grécia Antiga, as antiguidades, esculturas e arquitetura para fazer com que o tabuleiro fique o mais realista possível. No período de dez anos, um joalheiro passou mais de 14.000 horas esculpindo cada peça a mão.
Veja na galeria de fotos mais detalhes do tabuleiro:
-
-
-
-
-
Anúncio publicitário -