Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Facebook é processado por ferramenta de exclusão étnica

Facebook é processado por ferramenta de exclusão étnica

Anúncios publicitários selecionam público-alvo separando por etnia e religião

Blog da Redação
07/11/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

iStock

iStock

O Facebook está sendo processado por discriminação racial. Uma investigação liderada pelo grupo de investigação sem fins lucrativos “Pro Publica” revelou na semana passada que a rede social permite que profissionais de marketing excluam usuários por “afinidade étnica”. O processo judicial divulgado primeiramente pela “Business Insider” alega que este tipo de ferramenta de segmentação viola as leis de direitos civis.

A lei declara que anúncios e propagandas não podem demonstrar preferências óbvias por grupos específicos.

O Facebook argumentou que esta tag de “afinidade étnica” não conta como um traço de identificação de identidade, pois ela apenas julga se as pessoas tendem ou não a favorecer certas etnias. A companhia na verdade não pede aos usuários que declare sua raça. Mas o advogado de direitos civis contatado pelo grupo de investigação sem fins lucrativos discordou.

LEIA MAIS: “Nós nos importamos com diversidade”, diz Zuckerberg, sobre Peter Thiel, board do Facebook e apoiador de Trump

O Pro Publica provou seu argumento ao comprar um anúncio na rede social que estava marcado para não ser mostrado a hispânicos, afro-descendentes ou asiáticos.

A preferência racial está dentro da marca “demográfica” no painel de anúncios do Facebook, uma designação que a companhia prometeu mudar.

“Nenhum usuários pode dizer se está sujeito a discriminação ilegal porque a discriminação está nos anúncios que não vêem”, alega o processo.

VEJA TAMBÉM: Gigantes tecnológicas travam batalha da inteligência artificial

O Facebook alega que a ferramenta tem a função de ajudar marcas que estão procurando por uma base diversificada de clientes. Mas a companhia publicou pouco depois do processo que a ferramenta tinha potencial para agregar, e o objetivo é empoderar e celebrar a diversidade.

As tags separam os usuários em sexo, etnia, situação familiar, religião e país de origem.

O Facebook afirma que o recurso é útil para marcas que procuram bases de clientes mais diversificadas.“É importante saber que existe esta exclusão, como, por exemplo, um apartamento que não aluga para afro-descendentes ou um empregador que só contrata homens”, escreveu Christian Martinez, líder do departamento multicultural do Facebook. E ainda completou: “Nossas políticas de publicidade proíbem este tipo de anúncio, que é proibido por lei.”

O processo afirma que o objetivo não é excluir as ferramentas inteiramente, uma vez que elas podem ter usos legítimos.

O Facebook tem 21 dias para responder o processo.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Facebook
  • processo

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.