Que a música traz diversos benefícios para a saúde não é novidade. Estudos já comprovaram seus efeitos benéficos para o alívio do estresse, aumento da concentração e redução de dores.
VEJA TAMBÉM: Por que caminhar é essencial para a saúde do cérebro
Porém, um novo benefício foi descoberto recentemente. Um estudo da Unesp de Marília publicado na revista “Scientific Reports” concluiu que, em pacientes com hipertensão controlada, ouvir música pode potencializar o efeito dos medicamentos destinados a tratar a doença.
A pesquisa acompanhou 37 pessoas com hipertensão controlada durante dois dias de testes. No primeiro, elas tiveram seus parâmetros cardiovasculares monitorados por uma hora enquanto ouviam música, depois de tomarem o medicamento anti-hipertensivo. No segundo dia, o mesmo procedimento foi realizado, porém em silêncio.
A conclusão foi de que os medicamentos apresentaram resposta significativamente mais intensa quando os pacientes ouviam música – ou seja, ela é capaz de intensificar os efeitos benéficos dos remédios sobre o coração no curto prazo.
A pesquisa foi uma parceria entre a Unesp de Marília, a Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).