A fabricante de cerveja Heineken comunicou ontem (27) que retirou o anúncio de uma cerveja de baixa caloria depois que o músico Chance the Rapper classificou o comercial como “terrivelmente racista”.
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Após o exemplo mais recente de marketing mal calculado, a Heineken disse que está cancelando a propaganda em vídeo da Heineken Light em todos os mercados globais. “Embora acreditemos que o anúncio faz referência a nossa cerveja Heineken Light, erramos o alvo, e estamos levando a reação a sério e usaremos isto para influenciar campanhas futuras”, informou a empresa em um comunicado.
O comercial em vídeo trazia o slogan “Sometimes Lighter is Better” – no qual a palavra ‘lighter’ pode ser traduzida como ‘mais leve’, mas também como ‘mais clara’ – e mostrava um bartender deslizando uma garrafa de Heineken Light diante de várias pessoas negras que vai parar diante de uma mulher de pele clara.
A decisão de retirá-lo de circulação veio na esteira de tuítes de Chance the Rapper, nativo da cidade norte-americana de Chicago que conquistou muitos seguidores nas redes sociais. “Acho que algumas empresas estão lançando propositalmente anúncios claramente racistas para receber mais visualizações”, começou. “Mas preciso falar: o comercial ‘Sometimes, Lighter is Better’ da Heineken é terrivelmente racista, meu Deus.”
O intérprete de “Coloring Book” disse não estar defendendo um boicote e acrescentou: “Só estou reparando com quanta frequência isso acontece”.
No comunicado, a Heineken disse ter um longo e “positivo histórico de criação de marketing que mostra que existem mais coisas nos unindo do que nos dividindo”. E argumentou que a Heineken Light só tem 99 calorias.
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Várias companhias sofreram acusações de racismo em anúncios recentes. Em janeiro, a grife H&M se desculpou por um pôster que mostrava uma criança negra vestindo um casaco com gorro decorado com as palavras “o macaco mais bacana da floresta” na frente.
No ano passado, a Pepsi cancelou um comercial com a modelo norte-americana Kendall Jenner depois de queixas segundo as quais ele banalizava os protestos por direitos civis do movimento Black Lives Matter, e a marca de cosméticos Dove pediu desculpas por um vídeo em que parecia mostrar uma negra se transformando em uma branca depois de usar seu sabonete.