Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / 3 formas de lidar com a privacidade no Facebook

3 formas de lidar com a privacidade no Facebook

Tudo que fazemos nas redes é, de alguma forma, rastreado, visto e registrado

Curtis Silver
04/04/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Escrever sobre o Facebook é algo que obriga o autor a usar muitas vezes a mesma frase. É uma plataforma de mídia social terrivelmente assustadora que consumimos como uma garrafa de água gelada depois de uma maratona de 10 quilômetros. O escândalo da Cambridge Analytica mais uma vez abriu nossos olhos para o monstro no canto da sala que estamos, arduamente, tentando não reconhecer. E o Facebook nos deixou apenas algumas opções sobre como proceder com o gigante social.

O problema não é só o Facebook. Tudo o que fazemos online é, de alguma forma, rastreado, visto e registrado, e existem bancos de dados em todo o mundo cheios até a borda com tudo sobre a nossa vida online. O Google rastreia todos os nossos movimentos quando estamos navegando. O Snapchat está trabalhando em uma API (interface de programação de aplicativos) de coleta de dados. E milhares de outras empresas estão, provavelmente, nos espionando. A violação Equifax foi enorme e continua piorando. Mas você não usa Equifax todos os dias, usa o Facebook todos os dias. Então, é natural que sua ira esteja focada em Mark Zuckerberg e na sua empresa.

LEIA MAIS: É possível contornar a crise do Facebook?

O Facebook tornou suas ferramentas de privacidade ‘mais fáceis de encontrar’, o que demonstra a ignorância gritante e voluntária da maioria dos usuários. A rede social não é uma plataforma complexa. Suas configurações de privacidade estão bem abaixo das demais configurações. Mas vamos supor, por um momento, que elas fossem realmente difíceis de encontrar. Zuckerberg prometeu controles de privacidade mais fáceis e melhores em 2010. Então, nada realmente mudou, apenas a máquina de relações públicas e a nossa incapacidade de realmente nos importar com algo por mais de um dia.

O Vale do Silício está cada vez mais provando que, só porque podemos fazer algo, não significa que devamos, especialmente quando não estamos dispostos a considerar cada aplicação da tecnologia além da pretendida. A inovação parece surgir depois que a tecnologia é abusada, pelo menos na nossa definição de abuso.

O Facebook nos apresenta um enigma interessante, baseado em como ele é incorporado em nossas vidas diárias. Nós realmente só temos três opções, uma vez que está muito claro que não somos nada mais do que os nossos dados disponíveis na rede social.

Veja, a seguir, quais são essas três alternativas:

Opção 1: Fique apático

Será que realmente tem importância que os dados que você, de alguma forma, considerou privados estejam disponíveis para todo mundo? Provavelmente não. Isso vai realmente afetar sua vida de maneira substancial? Provavelmente não. Quem você realmente pensa que é? Somos todos formigas, andando pelo morro, indo ao mundo todos os dias em busca de comida, levando comida para casa e alimentando a nós mesmos e a nossas famílias. Nada disso realmente importa. Estamos todos apenas a bordo de uma montanha-russa até a morte.

Opção 2: Vá com tudo

O Facebook adiou o lançamento do seu alto-falante, mas, quando ele sair, compre-o e coloque-o ao lado do seu Amazon Echo Look. Anime-se com o BCI (Brain Computer Interface, ou interface homem-máquina), tecnologia prometida pela rede. Controle tudo por meio do IFTTT – ferramenta que ajuda a automatizar e tirar melhor proveito de seus aplicativos. Dance para a Net Cam (câmera de segurança). Abrace a falta de privacidade e mostre tudo. Coloque para fora – você não tem nada a perder. A privacidade é uma ilusão, a cortina foi aberta. Nunca mais se preocupe com a privacidade.

Opção 3: Fuja

A Playboy está deixando o Facebook, e é apenas a mais recente marca a fazer isso depois que Elon Musk derrubou a página da SpaceX na rede e usou o Twitter para explicar por que não gosta dela. E onde ficamos nós, usuários comuns? É fácil para as grandes marcas simplesmente saírem. Nós já as conhecemos. Mas nós não conhecemos todas as pessoas que nos interessam. É difícil imaginar abandonar a mídia social e abrir mão de todos os contatos colecionados ao longo dos últimos anos. No entanto, ficar completamente off continua sendo uma opção.

Encerre suas contas nas redes sociais, mas esqueça os dados que você já divulgou ao mundo – não há muito o que fazer sobre eles. Exclua o Facebook – as pessoas que realmente importam encontrarão um jeito de permanecer em suas vidas sem ele. Ou não, e você então saberá quem realmente importa, não apenas as pessoas que você acha que importam. Em seguida, entregue todos os seus pertences, dirija por aí, empurre o seu carro em um penhasco e construa um barraco na praia para viver o restante de seus dias. Porque é esse o sentimento que você terá quando desistir das mídias sociais.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • dados
  • Facebook
  • mídias sociais
  • redes sociais

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.