Há pessoas que, mesmo se comem muito, não engordam. São os famosos “magros de ruim”. Mas não é a maldade o que explica isso, mas sim a velocidade do metabolismo.
LEIA MAIS: Dietas de desintoxicação funcionam?
A boa notícia para quem tem metabolismo lento (um outro vilão de quem deseja perder peso) é que existem alguns recursos para ajudar a acelerá-lo.
Fique atento, no entanto, a dois itens citados: cafeína e álcool. Antes do seu uso, é fundamental conversar com seu médico, mas a combinação de todos os recursos listados tem um efeito muito grande na aceleração metabólica e na perda de gordura.
Se você não nasceu privilegiado em assuntos metabólicos, esses são ótimos primeiros passos para mudar isso.
Veja na galeria de fotos abaixo 4 dicas melhorar o seu metabolismo:
-
4 dicas para aumentar seu metabolismo (iStock) 1 – Aumentar a massa muscular
O aumento da massa muscular faz seu corpo trabalhar a seu favor, ai queimar energia até quando está parado.
-
4 dicas para aumentar seu metabolismo (iStock) 2 – Água gelada
Beber água a aproximadamente 7ºC obriga o corpo a aquecê-la antes de a absorver, o que é feito com o uso da gordura como energia.
-
4 dicas para aumentar seu metabolismo (iStock) 3 – Cafeína e outros termogênicos
Aqui o efeito é inverso, essas substâncias aceleram um pouco os batimentos cardíacos, elevam a temperatura corporal em alguns décimos, e o corpo tende a trabalhar para baixá-la. Como? Com o uso da gordura como energia.
-
4 dicas para aumentar seu metabolismo (iStock) 4 – Álcool
Já é sabido que doses moderadas de álcool (uma ou duas para mulheres e duas ou três para homens) têm efeito benéfico para o coração, quando aliadas a exercícios e alimentação saudável. Além disso, aceleram o metabolismo em 35% (proteínas aceleram em 30%, e carboidratos e gorduras, em 10%).
1 – Aumentar a massa muscular
O aumento da massa muscular faz seu corpo trabalhar a seu favor, ai queimar energia até quando está parado.
Flávio Settanni é educador físico com especialização em musculação estética e performance esportiva, vasto conhecimento em nutrição de resultados e criador do Método Settanni. Com mais de 20 anos de experiência, lidera o grupo de coordenadores e é responsável por manter o padrão técnico da equipe SETT.