Não é certo usar ótimas qualidades (cultura, ser bem-sucedido, trabalhar muito) para justificar o relaxo com o próprio corpo. Para mim, devemos ter vitórias em todos os aspectos de sua vida, inclusive na saúde e boa forma. Mas algo tem me incomodado profundamente quando o assunto é a vaidade: a quantidade cada vez maior de homens e mulheres que se perdem totalmente nos exageros dos tratamentos de beleza, cirurgias plásticas e horas intermináveis na academia.
LEIA MAIS: Dicas para planejar sua dieta
As pessoas não devem simplesmente abrir mão de sua vida social, evitar sair com os amigos, tomar um drinque e compartilhar uma refeição, entre outras coisas. Viver para treinar mesmo sem ser um atleta ou depender disso profissionalmente, em uma cobrança absurda de disciplina e controle. Tenho visto algumas dessas pessoas se tornarem tristes, deprimidas, em nome de um objetivo que elas nem sequer conseguem explicar.
Acordem, por favor!!! Chega de procurar uma mágica para voltar a ter 20 anos ou para tentar ficar igual à celebridade x, y ou z. Use a ciência e a tecnologia a seu favor, para melhorar seu corpo, corrigir algumas imperfeições e parecer uma pessoa de 40 ou 50 anos em forma e bem cuidada.
Acredite, todo o exagero será castigado. Por isso, muito cuidado!