A voz de Stephen Hawking será transmitida no espaço em uma mensagem de paz e esperança hoje (15), informou sua filha, no dia do funeral do físico britânico na Abadia de Westminster.
LEIA MAIS: Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos
O cientista mais reconhecido do mundo morreu em março, aos 76 anos de idade, depois de uma vida inteira investigando as origens do universo, os mistérios dos buracos negros e a natureza do tempo.
Suas cinzas serão enterradas entre os grandes cientistas britânicos Isaac Newton e Charles Darwin na Abadia de Westminster, local famoso há gerações pelas realizações de coroações reais, casamentos e funerais.
Cerca de 1.000 integrantes do público, selecionados por sorteio, vão se juntar à família de Hawking para a cerimônia. A voz do físico também será enviada ao espaço pela Agência Espacial Europeia.
“A transmissão será direcionada ao buraco negro mais próximo, o 1A 0620-00, que está em um sistema binário com uma estrela anã laranja bastante comum”, disse a filha de Hawking, Lucy, à BBC. “É uma mensagem de paz e esperança, sobre união e a necessidade de vivermos juntos em harmonia neste planeta.”
Hawking será enterrado entre Newton, que formulou a lei da gravidade universal e estabeleceu os fundamentos da matemática moderna, e Darwin, cuja visionária teoria da evolução foi uma das principais descobertas científicas de todos os tempos.
VEJA TAMBÉM: Stephen Hawking diz que tecnologia pode acabar com a pobreza, mas pede cautela
O enterro na parte de dentro da Abadia de Westminster é uma honra raramente concedida. Os enterros mais recentes no local foram o do cientistas Ernest Rutherford, pioneiro da física nuclear, em 1937, e de Joseph John Thomson, que descobriu os elétrons, em 1940.