O Instagram é a grande rede social do momento. Sua popularidade cresce continuamente e o lançamento do Instagram Stories, no meio do ano passado, contribuiu muito com isso. Recentemente, a plataforma estreou sua IGTV, para vídeos mais longos, e promete ainda mais engajamento de usuários.
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Como marca, para aproveitar ao máximo os serviços que o Instagram oferece, a principal dica é prestar atenção ao conteúdo postado. Ter seguidores que não interagem com as postagens também afeta negativamente o potencial de crescimento de um perfil na plataforma.
O ideal é otimizar os seguidores e atrair apenas o público-alvo ideal, o que é possível sem nenhum custo adicional além de tempo.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 12 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram. Teste essas estratégias em sua conta e aproveite tudo o que a plataforma tem para oferecer:
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iStock 1) Saiba o que postar
Você usa sua conta para negócios? Então, precisa saber o que seu público quer ver. Pense no cliente ideal e descubra quais são seus interesses, o que eles realmente gostam, o que fazem em seu tempo livre. Esses são alguns tópicos para explorar na rede social.
Costumamos interagir com com quem pensa como nós, por isso, trabalhar temas nos quais sua audiência tem interesse será um estímulo a mais para ser seguido.
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iStock 2) Use hashtags populares
Saiba quais são as hashtags relevantes antes de postar uma foto ou um vídeo. Com uma simples pesquisa, é possível ver número de posts associados a cada uma delas. Utilize tags que tenham o maior número de posts relacionados.
Outro bom modo de atrair aqueles que não acompanham seus posts é utilizar hashtags oportunas, sobre assuntos populares no momento, como estreias de programas de TV, grandes eventos de esporte ou feriados, por exemplo.
Colocar muitas hashtags em seus posts pode ser uma das coisas que você evita intencionalmente, mas também pode ser o motivo para o seu número de seguidores não aumentar. Pode parecer um exagero, mas tente colocar pelo menos 11 hashtags por post, com o objetivo de chegar a 30, o limite no Instagram. Isso aumenta drasticamente a quantidade de um bom engajamento, até 75% ou mais.
Se você não tem ideia de quais tags escolher, baixe o aplicativo Focalmark. Ele usa dados autênticos, combinados com machine learning, para auxiliar a reunir as mais populares.
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iStock 3) Sempre insira a sua localização
Sempre que postar, não importa o que, adicione a localização (geotag). Esse é um bom jeito de aparecer para usuários locais. Posts com localização podem receber um engajamento até 79% maior. A geotag fica visível no canto superior esquerdo de seu post.
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iStock 4) Faça a curadoria do seu conteúdo
Crie um calendário específico de conteúdo para seu perfil no Instagram. Planeje seus posts da semana, ou do mês, se você tiver tempo, com ferramentas de agendamento como Planoly, Schedugram ou Onlyput. Todas facilitam muito o planejamento regular e possuem um período de teste gratuito.
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iStock 5) Interaja com a sua audiência
Não diga apenas “obrigado” quando alguém comentar em seus posts, seja mais pessoal. Interaja com a sua audiência, já que eles reservam tempo para interagir com você. Conexão humana não é uma dica exclusiva para o Instagram, e também faz uma grande diferença para gerar engajamento.
E ainda há outra dica: fotos com rostos têm 38% mais chances de gerar cliques.
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iStock 6) Permaneça conectado!
Isso significa não falar com indivíduos apenas por meio de comentários em seus posts. Comece com comentários nos perfis de outros. Redes sociais funcionam como vias de mão dupla: quanto mais você aparecer fora do seu espaço, mais do seu conteúdo será visto e mais seguidores em potencial surgirão.
Encontre perfis interessantes a partir de seu público e curta algumas de suas fotos. Isso pode parecer estranho, mas já foi comprovado por Neil Patel: a cada 100 curtidas, você recebe 6 seguidores de volta.
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iStock 7) Siga criadores do seu nicho
Ao fazer isso, você encontrará conteúdo que servirá de inspiração para seus posts, assim como o que seu público gosta de ver. Interaja com esses perfis e você será notado por seus seguidores ideais cada vez mais.
Contudo, seja cuidadoso para não exagerar nem parecer que apenas se promove. Seja original. Deixe a oportunidade em aberto para postagens promocionais entre você e seus colegas do mesmo nicho.
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iStock 8) Não esqueça de se divulgar
Inclua seu perfil no Instagram em todos os lugares possíveis: em seu website, no perfil do Facebook, no cartão de negócios. Você provavelmente esteve por mais tempo nessas outras plataformas e foi capaz de desenvolver uma grande audiência, então, deixe que ela saiba que você está no Instagram também.
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iStock 9) Mantenha seus seguidores
Não deixe que seus seguidores se transformem naquele amigo do ensino médio de quem você não desgrudava, mas hoje só tem conversas estranhas sobre o clima quando vocês se encontram no supermercado.
Não é porque você ganhou um seguidor que isso será algo permanente. Você precisa manter esses seguidores, ao responder de volta a eles, postar regularmente e ser original. -
iStock 10) Incentive seu público com sorteios
Você já sabe o que eles querem, então, organize um sorteio em que seus usuários possam marcar amigos para segui-lo ou postar algo com o seu perfil marcado para ter a chance de ganhar. Tenha certeza de que o que você sorteia seja relevante para eles, especificamente, para não receber milhares de seguidores aleatórios, que planejam deixar de segui-lo após o fim do concurso.
Isso aumenta o conteúdo que gera usuários ao mesmo tempo em que espalha seu alcance. -
iStock 11) Poste cada vez mais no Stories
Por mais que postagens ainda sejam a principal função do Instagram, os stories são muito mais vistos e recebem mais engajamento do que qualquer outro recurso.
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iStock 12) Compartilhe o conteúdo gerado pelos usuários
Outro bom jeito de continuar conectado à sua audiência é compartilhar os conteúdos gerados por ela. Se um cliente for ao seu estabelecimento e tirar a foto de algo que foi comprado, ou do interior da loja, compartilhe! Tire um screenshot e poste o que foi compartilhado. Marque cada um dos envolvidos e agradeça.
Clientes têm sete vezes mais chances de comprar de marcas que seus colegas sugerem, então, utilizar conteúdo criado por compradores satisfeitos pode ir muito além do esperado.
1) Saiba o que postar
Você usa sua conta para negócios? Então, precisa saber o que seu público quer ver. Pense no cliente ideal e descubra quais são seus interesses, o que eles realmente gostam, o que fazem em seu tempo livre. Esses são alguns tópicos para explorar na rede social.
Costumamos interagir com com quem pensa como nós, por isso, trabalhar temas nos quais sua audiência tem interesse será um estímulo a mais para ser seguido.