Duas das perguntas mais comuns no marketing são: “Quais são seus números no Instagram?” e “Seus seguidores são orgânicos?”. Sem dúvida, para ser relevante e bem-sucedido hoje em dia, devemos combinar campanhas de marketing tradicionais com uma estratégia de mídia social forte, especificamente no Instagram.
LEIA MAIS: Como publicar um livro usando um perfil do Instagram
Eu, pessoalmente, vi o número de seguidores da minha empresa crescer de zero para 255 mil.
Não há dúvida de que as campanhas de marketing não conseguem ter sucesso hoje em dia sem incorporar uma forte estratégia online. E, com algumas dicas para o Instagram e para as mídias sociais em geral, você poderá implementar com sucesso projetos eficazes para dar destaque à sua marca.
Veja, na galeria de fotos abaixo, as 5 principais lições que eu aprendi ao longo do caminho:
-
Getty Images 1. Projete sua campanha estrategicamente, com velocidade e consistência
Você já notou que, quando um de seus amigos não posta nas redes por alguns dias, você se pergunta o que aconteceu com ele? Triste, mas é verdade. Esse é apenas um indicador de que a mídia social se tornou uma das maneiras mais populares de comunicar o que está acontecendo em nosso trabalho e na nossa vida pessoal. A comunicação digital, então dominada pelo e-mail, está agora vivendo por meio de post e comentários – e tudo em tempo real. Você recebe atualizações ao vivo em milissegundos e as pessoas as digerem quase que na mesma velocidade. Para crescer nas mídias sociais, sua marca tem que capturar audiências que estão rolando os feeds em segundos. Você deve causar impacto de forma consistente, com um conteúdo contundente.
-
Getty Images 2. Siga a regra do sete
No marketing, muitas vezes somos aconselhados a seguir a regra do sete, o que significa que um cliente tem que ver um anúncio ou mensagem sete vezes para lembrar ou ser inspirado a agir. Quando você produz mais conteúdo, você aumenta as chances de que mais pessoas vejam seus posts. Com uma legenda, você pode cativar e envolver as pessoas, chamando atenção para a sua marca. Se garantir que o conteúdo está sendo produzido, você gera um ritmo de engajamento que pode crescer cada vez mais. É importante criar uma estratégia com várias “camadas” de conteúdo, cada pedaço é revelado a cada nova publicação. Em outras palavras, não exponha tudo de uma vez: direcione seu público por um caminho para que eles permaneçam engajados e aprendam algo novo a cada vez que vejam outro post.
-
Getty Images 3. Dê valor ao conteúdo
A coisa mais importante para qualquer marca é o conteúdo divulgado e consumido pelas pessoas. Eu recomendo investir muito tempo e diversos recursos para garantir que o conteúdo se alinhe com seus objetivos. Não faça algo monótono, e lembre-se de misturar as ofertas com uma variedade de fotos encenadas, imagens de bastidores, vídeos de longa e curta duração e gráficos animados. As possibilidades são infinitas. Com milhares de posts nas minhas redes, eu ainda encontro novos conteúdos para publicar todos os dias.
O conteúdo pode ser apresentado de maneiras diferentes, mas certifique-se de que o sentimento do consumidor será o mesmo, alinhando com sua identidade de marca. Não subestime a importância das legendas. Quando comecei a escrever legendas mais longas e profundas, contando histórias, meus comentários literalmente quintuplicaram.
-
Getty Images 4. Defina claramente sua identidade
Uma marca é o que ela comunica ao público. Portanto, é fundamental estar muito atento ao elaborar suas mensagens. Decida qual é a sua marca e certifique-se de que todos os componentes visuais e textuais estejam alinhados. Para construir uma marca de sucesso, expor sua verdadeira e autêntica personalidade lhe proporcionará as melhores chances. Recentemente, comecei a me concentrar em ser mais vulnerável, compartilhando mais minhas falhas do que meus sucessos. Isso foi essencial para ganhar seguidores leais que realmente se relacionam à minha jornada. No entanto, mostrar ao seu público que você é humano não é tão fácil.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Não exagere
Esta é, provavelmente, a lição mais importante. Não tente ser muitas coisas para muitas pessoas. Meu objetivo com a minha marca pessoal é que as pessoas me amem ou me odeiem, sem fãs indecisos. As personalidades e empresas com os seguidores mais leais são as que têm um perfil bem definido, pois sua base de fãs sabe o que esperar.
1. Projete sua campanha estrategicamente, com velocidade e consistência
Você já notou que, quando um de seus amigos não posta nas redes por alguns dias, você se pergunta o que aconteceu com ele? Triste, mas é verdade. Esse é apenas um indicador de que a mídia social se tornou uma das maneiras mais populares de comunicar o que está acontecendo em nosso trabalho e na nossa vida pessoal. A comunicação digital, então dominada pelo e-mail, está agora vivendo por meio de post e comentários – e tudo em tempo real. Você recebe atualizações ao vivo em milissegundos e as pessoas as digerem quase que na mesma velocidade. Para crescer nas mídias sociais, sua marca tem que capturar audiências que estão rolando os feeds em segundos. Você deve causar impacto de forma consistente, com um conteúdo contundente.