Resumo da da matéria
- Ariana Grande é a mulher com maior número de seguidores no Instagram: 150 milhões
- O aumento na base de usuários engajados é resultado da quantidade de conteúdo lançado em menos de um ano: o álbum “Sweetener”, em agosto de 2018, seguido do disco “Thank U, Next”, em fevereiro
- Ariana quebra algumas regras tradicionais do marketing com uma estratégia consistente e cuidadosa
Ariana Grande tem feito história e estampado as manchetes em 2019. Em fevereiro, ela quebrou o recorde de maior quantidade de hits no Top 40, de uma vez só, de uma mesma mulher” foram 11 músicas ao mesmo tempo na lista da Billboard. Agora, com mais de 150 milhões de seguidores no Instagram, ela é a nova rainha da rede social — um título que foi de Selena Gomez por anos.
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Não é surpresa que Ariana tenha se tornado a mulher mais seguida da rede social. Basta pensar na quantidade de conteúdo que ela lançou em menos de um ano: o álbum “Sweetener”, em agosto de 2018, rapidamente seguido pelo disco “Thank U, Next”, em fevereiro deste ano. Do noivado altamente publicizado com o ator e comediante Pete Davidson ao rompimento e à divulgação surpresa do single “Thank U, Next”, com seu videoclipe viral, ninguém tirou os olhos da conta de Ariana.
O que surpreende é a estratégia não convencional da artista, que se desvia do manual padrão das mídias sociais. Para entender as táticas da cantora, a Forbes conversou com Priscilla Castro, gerente de parcerias de marca da Planoly, uma plataforma de gerenciamento visual para o Instagram, e Larissa May, fundadora da plataforma de mídia social #HalfTheStory. Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 dicas de Ariana Grande para dominar o Instagram:
(Enquanto isso, prestem atenção, Cristiano Ronaldo e seus 160 milhões de seguidores: Ariana Grande pode estar tomando seu lugar em breve.)
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Getty Images 1. Regras de marketing podem ser quebradas — mas com estratégia
Enquanto alguns usuários tendem a fazer uma ou duas postagens diárias (e outros podem passar dias sem conteúdo novo), Ariana faz três publicações por dia no feed, o limite máximo recomendado por Priscilla, da Planoly. “Pode ser menos, também: um ou dois posts podem garantir que a qualidade do conteúdo se mantenha”, diz a executiva. “A tática de Ariana envolve ouvir os fãs e entregar o que eles querem. Além de fazer campanhas fortes para cada música, vídeo ou álbum que está prestes a lançar, ela sabe como criar um hype com seu perfil no Instagram. Foi o que fez estourar ‘Thank U, Next’ o videoclipe mais assistido no YouTube nas 24 horas após o lançamento.
Mas esta estratégia não é para todos, então, tenha cuidado. “A menos que você já tenha um fandom consagrado, não vá pelo caminho de Ariana. Ela é a exceção, não a regra. Se fizerem o mesmo, outras contas, pessoais ou de empresa, podem parecer spam, perder engajamento e seguidores.”
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Getty Images 2. Seja consistente
Ariana é a rainha da consistência. Mesmo uma checada casual em seu feed mostrará que não há nenhum post fora do lugar. “O melhor da postagem contínua de três em três é que o conteúdo se relaciona e se torna uma série em que há um começo, meio e fim que o público pode antecipar. Ariana treinou seus seguidores para esperar isso e para que nunca pareça spam.”
O segredo aqui é uma certa previsibilidade no comportamento. A cantora consegue manter seguidores atentos com conteúdo que gera engajamento.
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Getty Images 3. Faça um detox das redes sociais quando necessário
Quando Ariana e Pete Davidson romperam o noivado, em outubro, a cantora anunciou que daria um tempo das redes. Foi uma atitude aplaudida, que alimentou discussões sobre a importância de reconhecer a relação entre saúde emocional e mídias sociais e saber fazer uma pausa.
“É o tipo de atitude que eu gostaria que mais celebridades adotassem. Muitas têm equipes de marketing e agentes que lidam com o conteúdo, então é fácil parecer invencível”, diz Larissa May, defensora de saúde mental e fundadora da comunidade #HalfTheStory. “Artistas e influenciadores são considerados 1% do capital social — eu os chamo assim. Esse grupo minoritário controla o conteúdo e influencia a comunidade, molda suas ideias e comportamentos de compra. Cada vez mais celebridades estão se abrindo para falar sobre saúde mental e o uso de redes sociais e a conversa deve seguir.”
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Getty Images 4. Saiba quando postar nos stories ou no feed
As pessoas costumam ser mais cuidadosas com posts no feed, já que não desaparecem depois de 24 horas, como os stories. “A regra de ouro para stories é postar o que não se encaixa no feed. Ariana usa os stories como canal para uma visão mais íntima, dos bastidores de sua vida, com amigos, família e cachorros.” Ela também compartilha fotos, memes e contagens para lançamentos, fazendo deste um recurso infinito.
Stories podem ser efêmeros, mas mesmo assim Ariana calcula cada fonte, cor e emoji escolhido.
“Ela é uma pessoa, mas também uma marca. Isso remonta à sua estratégia consistente e impecável, e mais ainda ao detalhe da atenção: logo de cara, você percebe seu estilo de edição, os tons cinza, preto e branco e rosa das fotos. Tudo tem a sua assinatura — ‘Ariana’ — e mostra que, seja seu rabo de cavalo alto e firme ou suas blusas grandes com botas de cano alto, ela sabe sua identidade pessoal e também os seus fãs”, diz Priscilla.
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Getty Images 5. Mantenha seus seguidores engajados na conversa
Engajamento sempre foi uma tática importante em mídias sociais — e Ariana Grande o leva além com seus stories. “Desde que iniciou a ‘Sweetener World Tour’, ela pede que os fãs façam perguntas enquanto se arruma para os shows. É uma maneira de manter esse canal de comunicação em duas vias, em tempo real. O Instagram não é apenas uma ferramenta promocional, mas um jeito de se conectar verdadeiramente com seu público.”
Se você pretende elevar o nível de seu uso da plataforma, tenha essa dica de Priscilla em mente: “Saiba quem você é, como sua marca repercute junto à sua audiência e mantenha-se consistente. Quando começar a aperfeiçoar a marca que definiu para si mesmo, seu público apreciará sua consistência e autenticidade. Os seguidores estão em sincronia com os detalhes, e no momento em que eles sentem que algo está fora de sintonia com a personalidade e a marca, serão os primeiros a apontar.”
1. Regras de marketing podem ser quebradas — mas com estratégia
Enquanto alguns usuários tendem a fazer uma ou duas postagens diárias (e outros podem passar dias sem conteúdo novo), Ariana faz três publicações por dia no feed, o limite máximo recomendado por Priscilla, da Planoly. “Pode ser menos, também: um ou dois posts podem garantir que a qualidade do conteúdo se mantenha”, diz a executiva. “A tática de Ariana envolve ouvir os fãs e entregar o que eles querem. Além de fazer campanhas fortes para cada música, vídeo ou álbum que está prestes a lançar, ela sabe como criar um hype com seu perfil no Instagram. Foi o que fez estourar ‘Thank U, Next’ o videoclipe mais assistido no YouTube nas 24 horas após o lançamento.
Mas esta estratégia não é para todos, então, tenha cuidado. “A menos que você já tenha um fandom consagrado, não vá pelo caminho de Ariana. Ela é a exceção, não a regra. Se fizerem o mesmo, outras contas, pessoais ou de empresa, podem parecer spam, perder engajamento e seguidores.”
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