Resumo:
- A falta de tempo no dia a dia é uma das desculpas de quem não tem o hábito de usar as redes sociais;
- É recomendável usar no máximo três plataformas, entre Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn, Snapchat e YouTube;
- Interagir com as pessoas da sua rede é uma forma de construir engajamento.
Atualmente, a identidade digital é o meu foco principal, e isso significa ajudar os clientes a superar sua resistência às mídias sociais. O principal motivo apontado por eles para não usar é a falta de tempo: “Não consigo achar tempo para fazer isso”.
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E se você separasse nove minutos por dia para se dedicar a isso?
Você pode fazer muita coisa com esse tempo. Agregar valor ao seu público e não se desgastar e comprometer alguns minutos por dia. Para fazer isso funcionar, no entanto, é preciso se comprometer diariamente. Quando você começa, seu hábito de nove minutos vira três horas por mês de engajamento nas redes sociais. Veja, a seguir, como fazer isso acontecer:
1. Foque em uma plataforma
Não desperdice seus esforços estando em todas as plataformas. Será impossível estar sempre visível em todas essas plataformas, a menos que você faça dele o seu trabalho em tempo integral. Em vez disso, escolha até três e, de preferência, apenas uma plataforma para iniciar.
Escolha a que se encaixar nos critérios abaixo:
Você gosta. Não faz sentido escolher o YouTube se você detesta criar vídeos. É mais provável que você mantenha seu hábito diário de nove minutos nas mídias sociais, se divertindo com elas. Se você gosta de publicar conteúdo breve e conciso, escolha o Twitter. Se gosta de recursos visuais, escolha o Instagram.
Seu círculo social está lá. Ao usar as mídias sociais para fins profissionais, o objetivo é ser visível, valioso e disponível para as pessoas que estão tomando decisões sobre você. Não faz sentido tuitar com a frequência de Kim Kardashian ou Donald Trump se o seu público-alvo não estiver no Twitter.
2. Escolha a hora certa
Sabemos que é mais fácil formar hábitos quando eles têm um horário regular, como escovar os dentes. Seu tempo nas mídias sociais pode ocorrer logo de manhã ou logo antes de você sair do trabalho ou durante o almoço. Ou, para torná-lo ainda mais eficiente, considere um momento em que você pode dobrar a produtividade. Por exemplo, se você se vai para o trabalho de ônibus ou trem, é o momento perfeito para se conectar à sua comunidade online. Se esperar na fila todas as manhãs pelo seu macchiato de caramelo desnatado com meio café triplo, pegue o telefone e torne a espera mais produtiva.
3. Engajamento
Seja estratégico sobre o que deseja falar. Seus assuntos devem ajudá-lo a demonstrar sua liderança de pensamento e dar a você a oportunidade de expressar seu ponto de vista. Lembre-se de que ser visível nas mídias sociais não significa criar conteúdo novo todos os dias. Se você está apenas começando, aqui estão alguns passos para seguir no seu dia a dia:
- Curta e comente o conteúdo postado por outras pessoas;
- Compartilhe outras pessoas, adicionando seu ponto de vista para valorizar a postagem;
- Compartilhe algo que aprendeu, uma citação favorita ou uma estatística relevante
- Publique seu próprio conteúdo (artigo, tweet, foto, vídeo etc.)
4. Facilite
Há muitas coisas que você pode fazer para automatizar os processos demorados das redes sociais:
- Use ferramentas de postagem como o Hootsuite ou Buffer para postar e agendar os posts;
- Para responder ao conteúdo de suas conexões e seguidores, crie atalhos no seu telefone para respostas padrão. No iOS da Apple, esta tarefa é ainda mais fácil;
- Você pode também usar o comando de voz do teclado para enviar as mensagens.
O objetivo deste texto é encontrar maneiras de tornar o uso nas mídias sociais mais eficiente e alinhado com a sua maneira de trabalhar. A imagem pessoal tem tudo a ver com autenticidade; portanto, se você teme sua rotina de mídia social, as postagens parecerão falsas ou forçadas. Faça o que for necessário para evitar que seu novo hábito se torne um fardo.
Se você estava resistente em se envolver nas mídias sociais, siga este processo. Comprometa-se com seus nove minutos e veja sua identidade digital melhorar.
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