Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Entenda por que a inteligência artificial já está na era de ouro

Entenda por que a inteligência artificial já está na era de ouro

Em 2019, 74% das empresas norte-americanas adotaram a IA

Joe McKendrick
28/10/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Em 2019, 74% das empresas norte-americanas adotaram a IA

Resumo:

  • Uma pesquisa realizada com mil executivos analisou a aplicação de inteligência artificial nas empresas;
  • A grande maioria (93%) acredita que a IA e outras tecnologias emergentes ajudam nos negócios;
  • Cientistas e tecnólogos especializados passaram a ser mais procurados e contratados por empreendimentos interessados na tecnologia.

O recém-divulgado estudo Gartner Hype Cycle para inteligência artificial (focado em representar maturidade, adoção e aplicação social de tecnologias específicas) mostra que a inovação está no topo da onda; longe de uma queda. Diversos líderes de negócios ainda não se decepcionaram.

LEIA MAIS: Como empresas usam inteligência artificial para evitar fraudes

Uma pesquisa com mais de mil executivos, divulgada pela RELX, confirma que esta é a era de ouro da IA. A adoção continuou a subir no ano passado, passando de 48%, em 2018, para 72%, em 2019.

Nada menos que 93% dos executivos entrevistados dizem que as tecnologias emergentes, incluindo a IA e suas irmãs deep learning e machine learning, estão ajudando seus negócios a serem mais competitivos. Entre eles, 57% relatam que a tecnologia está ajudando a melhorar e desenvolver produtos, enquanto 54% dizem que elas otimizam o controle e a colaboração.

A pesquisa sugere que a IA pode ser um instrumento para consolidar e reduzir a força de trabalho e as operações, mas está tendo o efeito oposto. Cerca de dois terços dos executivos (64%) expandiram as áreas de seus negócios afetadas pela inteligência artificial no ano passado. A maioria das empresas (56%) aumentou o número de cientistas e tecnólogos de dados para apoiar a expansão da tecnologia. Outros 54% criaram novos papéis focados em inovações emergentes. Com o aumento da contratação, 54% das organizações conseguiram implementar estratégias adicionais de IA.

Os executivos reconhecem e afirmam que estão buscando ativamente oportunidades de educação e treinamento. Grande parte (93%) acredita que as empresas devem investir na força de trabalho de inteligência artificial do futuro através de iniciativas educacionais, como parcerias com universidades. A maioria (62%) deles afirma que sua empresa oferece treinamento em IA atualmente, contra 46%, em 2018. Dos que falam que sua empresa não oferece treinamento, cerca de metade (53%) diz que está nos planos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • empresas
  • IA
  • inteligência artificial

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.