É cada vez maior o número de pessoas que deixam cargos em grandes empresas para abrir seu próprio negócio, seja por necessidade de uma agenda mais flexível, melhora na renda mensal ou realização de um sonho.
Essa liberdade, entretanto, apresenta alguns novos desafios. Ao se tornar uma empreendedora, é preciso dominar habilidades como gerenciamento de tempo, foco e produtividade, ainda mais se o plano é trabalhar de casa.
Com uma agenda tão corrida e tumultuada, na qual compromissos profissionais e pessoais se misturam constantemente, saber administrar nosso tempo é, provavelmente, um dos segredos para o sucesso, especialmente, na carreira. Pensando nisso, separei algumas estratégias para você gerenciar melhor o seu tempo e fazer o seu trabalho render mais e melhor.
1. Encontre seu ritmo
Descubra em qual momento do dia você “funciona melhor” e, se possível, deixe para cumprir o item mais importante da sua lista de tarefas nos horários em que você se sente mais disposta e produtiva. Ah, e não se esqueça de respeitar o ritmo de trabalho dos seus colegas e funcionários, já que isso varia de pessoa para pessoa, segundo nosso ritmo circadiano.
2. Compre uma agenda
Ao se tornar uma empreendedora, você passará a ter pequenos compromissos que nem imaginava que fariam parte da sua rotina. Por isso, conte com a ajuda de uma agenda para se organizar: reserve as horas do dia em que sentir mais produtiva para projetos importantes e, então, considere períodos em que a sua produtividade é menor (começo da manhã, fim de tarde…) para outras tarefas e eventos como reuniões, compras de material, checagem de estoque, criação de projetos e posts em redes socias, cursos e workshops.
3. Faça reuniões ao ar livre
Uma ou duas vezes por mês, programe com a sua equipe reuniões em um café, uma lanchonete ou ao ar livre, enquanto passeiam. Reuniões em pé ajudam a manter as conversas curtas e organizadas, enquanto ambientes externos estimulam a produtividade e a criatividade.
4. Faça listas
Eu sou muito fã de listas. Para todos os meus compromissos, eu faço listas separadas: compromissos diários, semanais, mensais, quais merecem prioridade, quais podem ser delegados… Para tarefas mais importantes, vale a pena, inclusive, fazer uma lista de verificação, anotando cada etapa até que o compromisso seja concluído. Assim, você se mantém sempre organizada, focada e garante não pular nenhuma fase do processo.
5. Maximize sua energia
Fazer pequenas pausas ao longo do dia é essencial para renovar suas perspectivas, reacender seu entusiasmo e dar um up na sua energia. Já ouviu falar do “método pomodoro”? A ideia é dividir seu trabalho em blocos, dedicando um período específico para cada função, seguido de uma pausa rápida. Dessa forma, você consegue manter a mente totalmente focada na atividade durante o período de prazo proposto.
6. Concentre-se no seu propósito
Costumamos deixar nossas metas e sonhos de lado quando muitos compromissos aparecem de uma só vez. Para não se perder enquanto trilha seu caminho profissional, todas as manhãs, pergunte a si mesma: “Qual é o meu propósito hoje?”. Não importa quantas micro tarefas você tenha ao longo da semana, ao definir que o seu propósito é entregar um projeto ou terminar o primeiro rascunho para uma apresentação, por exemplo, você limpa seu cérebro da desordem mental e realiza seus compromissos com um senso maior de objetividade.
7. Planeje seu dia com 24 horas de antecedência
Que tal anotar todas as noites antes de dormir no máximo três metas para cumprir no dia seguinte? É verdade que ao longo do dia novas metas podem surgir, mas ao começar a manhã com três objetivos em mente, você pode celebrar essa mini lista de conquistas e elevar sua autoestima e confiança para cumprir os novos desafios que estão por vir.
8. Tenha planos de curto e longo prazo
Não podemos incluir mais horas nos nossos dias, mas podemos controlar como usamos nosso tempo. E é esse controle que nos ajuda a criar planos específicos para o nosso dia, nossa semana, mês, ano e, por que não, os próximos cinco ou dez anos. Tenha em mente que esses planos, por menores que sejam, nos dizem para onde queremos ir, o que precisamos fazer para chegar lá e, principalmente, quanto foco, suor e esforço precisamos investir para garantir que eles se realizem.
Fabiana Scaranzi é apresentadora, com passagens na Globo e na Record, à frente dos programas Jornal Hoje, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Globo Rural, Fantástico e Domingo Espetacular. É autora do livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, CEO da FAB PRODUÇÕES e formada em Coach de Vida e Carreira pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Em 2019, abriu o primeiro coworking feminino do Brasil.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.