Hoje (16), o investidor terá mais um dia de agenda econômica bastante carregada para acompanhar. Ainda nesta manhã, muitos indicadores dos Estados Unidos, a exemplo de preços de bens exportados e importados, vendas no varejo e pedidos de auxílio desemprego.
Após o encerramento dos negócios, os investidores ainda terão que aguardar divulgações que podem nortear os negócios de amanhã (17): às 18h, horário de Brasília, fluxo de Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA) e, às 23h, o PIB, Produto Interno Bruto, da China.
LEIA TAMBÉM: Descolado dos EUA, Ibovespa encerra em baixa
Ontem, o Ibovespa teve um pregão de baixa, descolado dos índices nos EUA. Segundo fontes, o mercado segue preocupado com a lenta recuperação da economia no Brasil.
Hoje, os negócios devem ser agitados também pela notícia de renúncia do diretor geral da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Décio Oddone, que alegou divergências políticas com o atual governo para a saída antecipada do cargo, cujo mandato seria até dezembro deste ano. Ainda não foi divulgado um nome para a substituição.
Na Ásia, as bolsas encerraram com tendências mistas. Nikkei (Japão) ficou perto da estabilidade com alta de 0,07% aos 23.933 pontos, Kospi (Coreia) avançou 0,77% aos 2.248 pontos e SSE (China) caiu 0,52% aos 3,074 pontos.
Entre as principais bolsas de valores europeias, a maioria segue em alta. Nos EUA, os índices futuros também operam em terreno positivo.
****
Luciene Miranda é jornalista especializada em Economia, Finanças e Negócios com coberturas independentes na B3, NYSE, Nasdaq e CBOT
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.