Sabemos que as mulheres ainda correspondem a apenas 20% dos cargos de lideranças em grandes corporações. São dados diretamente ligados a questões socioculturais. Para piorar, partimos em condições desiguais: os homens foram criados para ‘’prover”, e às meninas foi atribuída a tarefa de cuidar, para as quais, claro, um bom casamento pode ser um grande passo rumo à estagnação profissional e à zona de conforto.
Para as mulheres, muitas vezes, o mundo dos negócios é ainda nebuloso. O medo e a falta de ambição são capazes de nos colocar em posição defensiva, portanto, pisar no freio parece mais sensato do que buscar um lugar à mesa.
Mas o que faz algumas mulheres se destacarem muito mais que outras?
Sandra Montes, diretora de marketing da OLX, por exemplo, é uma mulher fora da curva. Sua estratégia é muito clara: ignorar as expectativas da sociedade e trabalhar duro.
Ela diz que, ao longo de sua movimentada carreira, precisou tomar decisões difíceis e que, de forma coerente e equilibrada, não hesitou em mudar completamente. A Sandra afirma que a segurança para tomar decisões importantes deve vir de um mentor e que seu conselho é muito claro: “Tenha um mentor ou uma mentora. Alguém que, de fora, possa avaliar suas competências e mostrar um caminho próximo ao que realmente casa com seus objetivos”.
Sandra também descarta o mito de que as mulheres precisam fazer tudo bem feito. “Peça ajuda quando precisar, não tenha medo de expor suas fragilidades”, ensina.
Sabemos que inteligência e sucesso não deixam uma mulher popular, mas Sandra tem muito claro o que deve ser feito: “Conduza sua equipe para resolver sempre os problemas das pessoas”. E aos obstáculos, uma dica de ouro: “Ignore os ataques e continue fazendo o que precisa ser feito”.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.