Sabia que já foi comprovado em pesquisa que a linguagem que usamos tem o poder de afetar nosso humor, mentalidade, resultados e realidade? É por isso que a comunicação é uma ferramenta completa… e complexa! Ela determina nossos sentimentos, nossas experiências de vida e – por que não? – até mesmo nosso fracasso e sucesso.
Embora o contexto seja extremamente importante, as palavras que usamos têm um papel importante na hora de buscarmos um determinado resultado, uma vez que elas dão apego emocional ou experimental a qualquer situação, história ou problema.
As palavras são tão poderosas que não só dão significado a nossa comunicação e mensagem, como causam um impacto direto aos nossos ouvintes. Quer alguns exemplos?
– Você diz “DESCULPE”. O outro assimila “FIZ ALGO ERRADO”;
– Você diz “NÃO SEI”. O outro assimila “NÃO SOU CAPAZ DE…”;
– Você diz “ESPERO”. O outro assimila “VOU CONTAR COM O ACASO OU SORTE”;
– Você diz “ESTOU OCUPADO”. O outro assimila “SEU PROBLEMA NÃO É IMPORTANTE”;
– Você diz “ESTOU ATRASADO”. O outro assimila “SOU IRRESPONSÁVEL”.
Algumas associações podem até ser um pouco diferentes, mas, com certeza, a maioria é negativa. Por isso, se você sonha em se tornar uma boa líder, chefe ou gestora, aqui fica a minha dica: escolha as palavras certas e escreva com cuidado suas mensagens, e-mails e apresentações, principalmente se você busca aumentar:
* Engajamentos e relacionamentos;
* Resultados a curto e longo prazo;
* Mentalidade positiva e motivação da equipe.
Esses cuidados, além de fortalecerem o espírito de colaboração dos seus funcionários, são capazes de mostrar o seu poder de liderança. Ao escolher palavras positivas, objetivas e de alto impacto, você:
* Se mostra uma profissional com capacidade de liderança;
* Indica autoconsciência;
* Demonstra gratidão e foco no crescimento;
* Cultiva uma mentalidade positiva e um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Vale lembrar que não existem maneiras “certas” ou “erradas” de falar, mas sim algumas habilidades capazes de aprimorar o seu empoderamento.
APRENDA A FALAR COMO UMA LÍDER
Abaixo, separei alguns exemplos simples pra você entender como criar mensagens positivas e motivacionais. Espia só:
Para expressar gratidão:
Não diga: “Por favor, desculpa minha falta de…”
Troque por: “Agradeço sua paciência por/com…”
Para expressar curiosidade, dúvida ou pedido de ajuda:
Não diga: “Desculpe, não entendi…”
Troque por: “Você pode me ajudar a entender melhor…”
Para demonstrar um interesse genuíno:
Não diga: “Espero que você esteja bem”
Troque por: “Como foi a sua reunião/apresentação?”
Para indicar liderança e hierarquia:
Não diga: “Estou muito ocupada”
Troque por: “Minhas prioridades agora são… Vamos discutir essa questão em um momento mais apropriado”
Para admitir um erro:
Não diga: “Desculpe por…”
Troque por: “Obrigada pela sua paciência, da próxima vez eu…”
Parece complicado fazer essas mudanças no começo, afinal algumas expressões parecem que já vão no “automático”, mas, acredite, ao tirar algumas palavras de vez do seu vocabulário, sua comunicação vai se tornar muito mais positiva, assertiva e eficaz.
Um último conselho: tome um cuidado extra ao usar cinco palavras bem “comuns”. Especialmente num papel de liderança, elas podem desencorajar (e muito!) a produtividade da sua equipe. São elas:
– mas;
– experimentar;
– deve;
– proibido;
– infelizmente.
Esteja você na área de vendas, de chefia, atendimento ao cliente ou simplesmente querendo ser uma profissional mais produtiva e bem-sucedida, procure sempre demonstrar confiança e capacidade usando minhas dicas acima. Você vai sentir que pode chegar onde quiser muito mais rapidamente, e com muito mais autoconfiança. Pode acreditar!
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