O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, é há muito tempo um notório dono de jatos particulares e helicópteros de alto nível. Atualmente, ele possui um Boeing 757, –frequentemente visto durante a sua campanha eleitoral em 2016– um jato Cessna Citation X e três helicópteros Sikorsky S76-B. Agora, um desses helicópteros está à venda.
O website norte-americano de compra, venda e aluguel de aeronaves de luxo Avbuyer anuncia: “Ligue para saber o preço. Faça uma oferta.”
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O agente listado na propaganda, Emmanuel Dupuy, recusou-se a fazer mais comentários, apenas disse que as informações sobre a aeronave estão corretas.
Outro site lista um Sikorsky 76-C 1997 por US$ 1,6 milhão e uma versão semelhante de 2008 por US$ 3,3 milhões. O Globelair, site de auxílio na compra de aeronaves exclusivas, informa que o preço médio de um Sikorsky S76B é de US$ 1,395 milhão.
Quais os benefícios?
O helicóptero fabricado em 1989 tem 6.259,3 horas de voo em 19.159 viagens. Há um interior de cabine executiva de seis lugares com painéis decorativos e um sistema de isolamento acústico.
A unidade exclusiva do helicóptero é coberta do chão ao teto com madeira mogno africana, que inclui gavetas de armazenamento para gelo e bebidas. Há também um armário de bebidas na zona central do avião com três decantadores de vinho e um display para as instruções de segurança de voo.
O piso apresenta carpete personalizado. Os assentos são estofados em couro cor de creme e amêndoa, cada um com cintos de segurança dourados –provavelmente banhados a ouro. Há uma estante de revistas que já pode ter carregado exemplares da revista icônica antiga que carregava o nome de Trump. Os usuários fanáticos por Twitter, como o próprio presidente Trump, notarão que não há wi-fi.
É difícil dizer por quanto exatamente esse helicóptero Sikorsky S76-B de modelo N-76DT será vendido. Um executivo da indústria diz que a pandemia havia diminuído o preço dos helicópteros em geral.
Os titãs dos negócios não estão mais se deslocando de seus apartamentos de luxo do bairro privilegiado de Nova York Greenwich Village ou da elegante praia de Hamptons para escritórios em Wall Street. E o mesmo vale para a costa oeste, onde magnatas de Hollywood não precisam sair de Malibu para os estúdios.
Da mesma forma, o jato 1997 Citation X de Trump (que não parece estar no mercado) provavelmente não renderá muito também. O site Business Jet Traveller lista o preço da aeronave quando nova (produzida em 2012) em US$ 23 milhões. As listagens atuais em outro site semelhante, o Controller, varia os preços entre de US$ 2,15 milhões a US$ 3,65 milhões para os helicópteros antigos. E a Globeair diz que o preço médio é de US$ 2,57 milhões.
Mas o ativo mais valioso na frota “Air Trump” é seu Boeing 757-200, em que o falecido fundador da Microsoft, Paul Allen, converteu o avião de uso público em um jato particular exclusivo.
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Greg Raiff, CEO da Private Jet Services, uma corretora de viagens especializada para equipes esportivas, entretenimento ao vivo e voos corporativos, diz que embora a carcaça e os motores valham apenas cerca de US$ 5 milhões, replicar o interior custaria até US$ 25 milhão.
Ele acrescenta que a pandemia aumentou a demanda por aviões convertidos, pois mais famílias multi-milionárias usam a aviação privada para se deslocar entre as casas.
“Um jato G650 ou Global Express simplesmente não tem espaço suficiente para famílias extensas, babás, equipe de apoio e todos os tipos de bagagem quando você vai de uma casa para outra por dois meses em vez de duas semanas”, diz ele.
Embora o mercado de compradores para essas aeronaves seja limitado, diz ele, a demanda por jatos particulares do tamanho de aviões grandes no mercado de fretamento está aumentando.
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