Sabia que bem–estar animal também é ciência? Este conceito é baseado em cinco domínios ou princípios:
1 – boa nutrição;
2 – bons comportamentos;
3 – boa saúde;
4 – bom ambiente
5 – bons estados mentais.
LEIA TAMBÉM: Brasil pode acordar nesta sexta com um Nobel da Paz
É a mesma coisa da gente imaginar um boizinho sentado em uma cadeira. Os quatro pés são os estados físicos desses bois: o comportamento, a saúde, o ambiente e a nutrição. E o encosto é o estado mental.
Quando a gente abala qualquer um desses componentes, a gente abala o bem-estar desse animal, então é sempre muito importante pensar a respeito.
Um exemplo é no ambiente: se ele tem muita poeira, se tem muita lama ou é muito frio, isso abala o bem-estar dos animais. Esse é o princípio do bem-estar dos animais.
View this post on Instagram
Carmen Perez é pecuarista e entusiasta das práticas do bem-estar animal na produção animal. Há 14 anos, trabalha intensivamente a pesquisa na fazenda Orvalho das Flores, no centro-oeste do Brasil, juntamente com o Grupo Etco, da Unesp de Jaboticabal e universidades internacionais. Foi presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) em 2017/2018.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.