Estar no meio digital é essencial para qualquer empreendedor, pela possibilidade de escalar os lucrosNão é novidade para ninguém que estar no mundo digital nos dias de hoje é essencial. Só que, com tantos caminhos diferentes, qual é o melhor meio de começar?
Eu não acho que o meu caminho é o melhor para outras pessoas seguirem. Hoje eu tenho essa certeza, ainda que para mim tenha dado certo.
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Meu caminho foi assim: antes de tudo eu criei um negócio nativo digital (um e-commerce de moda feminina, lá em meados de 2011). Em seguida eu construí uma audiência qualificada nas redes sociais para comprar o que eu vendia.
Esse caminho ainda pode dar muito certo, mas não é o que eu indicaria para um aluno meu.
Não sei o que você faz hoje, sua profissão, suas habilidades e sua formação, mas sei algumas coisas sobre você: você quer uma vida melhor, quer passar mais tempo de qualidade com aqueles que ama, quer ter mais dinheiro para se sentir mais seguro e quer se sentir realizado com a própria vida.
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Digo que sei isso sobre você, porque isso é o que a maioria de nós quer. Queremos uma vida em que a gente se sinta melhor vivendo. Há diversos caminhos para melhorar nossa vida e o digital é um dos mais indicados. Vou te explicar o porquê o que eu faria se estivesse começando essa jornada hoje.
O digital te dá algo que outras formas de trabalho não proporcionam: ganhos desproporcionais. O que isso quer dizer é o seguinte: com um custo baixo, pouca equipe, menos horas trabalhadas, você consegue ter ganhos financeiros gigantescos, e isso só é possível por causa da escala.
Um influenciador digital consegue, em uma sequência de stories e um post no feed, receber limpo, no próprio bolso, o que um presidente de empresa às vezes não recebe de salário em um mês trabalhado. Não são todos os influenciadores, mas muitos conseguem fechar o mês faturando o que jamais faturariam se não fosse por esse trabalho no digital.
Ou os infoprodutores, que conseguem faturar algumas centenas de milhares de reais lançando um curso para sua audiência, que, ao contrário do que as pessoas pensam, não precisa ser tão expressiva em números. Só que o impressionante não são só as cifras faturadas, e sim o custo necessário para faturá-las. Com uma equipe de quatro pessoas eu já faturei essas centenas de milhares de reais em um único lançamento. E não fiz isso porque sou melhor do que você, e sim porque eu sei utilizar o digital muito bem a meu favor.
Ok, dito isso, como então eu começaria HOJE no digital?
Não criaria um curso, nem abriria um negócio. Eu focaria em aprender a produzir conteúdos.
Se eu tivesse um trabalho que garantisse meu sustento mensal, jamais largaria tudo para tentar a sorte no digital. Pelo menos, não até estar faturando todos os meses mais do que ganho no meu trabalho convencional. Sou uma empreendedora nata. E isso quer dizer que sou conservadora com meu dinheiro (parece uma contradição, mas não é).
Começaria com o conteúdo, porque é a forma mais barata, simples e que eu conseguiria começar hoje mesmo a fazer.
Quando você aprende a produzir conteúdo com conhecimento e qualidade, consegue, em poucos meses, construir uma base de audiência interessada no assunto que você decidiu abordar. E, além de ser mais fácil construir uma audiência sem vender nada para ela, é mais fácil saber qual negócio é o melhor para criar depois que já conhece as pessoas que te acompanham.
Quando eu tivesse uma audiência qualificada, criaria então um negócio que resolva os problemas dessa audiência. Esse negócio, então, poderia ser qualquer um (digital, obviamente). Desde um e-commerce, um curso online, publicidades, uma agência… Dessa forma, eu teria mais garantias de que o negócio daria certo, do que se começasse do zero, com vários custos e investimento inicial, para só depois ver se teriam pessoas interessadas em comprar o que vendo através dele.
Está fazendo sentido até agora? Então vamos para o passo a passo para você começar a produzir conteúdo da forma certa no digital.
- Definir o assunto principal. Esse assunto precisa ser algo que você goste, que conheça pelo menos um pouco, que esteja disposto a estudar sobre e que se veja falando sobre ele no longo prazo. Não precisa ser o que você faz hoje, mas algo que você goste hoje e que esteja disposto a fazer no futuro.
- Estudar produção de conteúdo. Aqui eu recomendo comprar o curso de produção de conteúdo da minha empresa de educação, o CREATORS. Indico porque ele tem o melhor custo benefício do mercado, é prático, te ensina a estratégia por trás da produção de conteúdo e te fará capaz de criar bons conteúdos, independente do nicho que você escolher atuar.
- Buscar referências. É preciso buscar referências fora da sua área de atuação. Navegue no Tiktok, Youtube, Instagram e tenha um lugar para guardar todas as suas referências, como uma pasta de fotos no celular, um grupo de conversa no Instagram ou no seu bloco de notas. No bloco de notas é também onde guardo todas as ideias que tenho, não deixo nada para depois, porque sei que vou esquecer.
- Mapear as necessidades. Você tem de conhecer as maiores dores, dúvidas e desejos das pessoas sobre o assunto que você decidiu abordar. Tem de conhecer também os melhores conteúdos para resolver essas dores e problemas, para responder dúvidas ou para ajudar seu público a atingir os próprios desejos. O conteúdo é sobre o outro, não sobre você.
- Começar. Comece agora, não deixe para depois. Não procrastine ou ache defeitos como desculpa para não começar. Seu primeiro conteúdo será ruim, os dez conteúdos seguintes provavelmente também serão. Porém, conforme você for praticando, você vai se tornando cada vez melhor. Como dizia Aristóteles: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência então não é um modo de agir, mas um hábito.”
Gostaria muito que alguém tivesse me dito isso quando eu estava começando. Tenho certeza de que a jornada teria sido muito mais fácil, com menos frustrações e prejuízos. Mas, sei também, que essa jornada é o que me trouxe até aqui. É o que me permite, hoje, poder ter a confiança de te ensinar o que dá certo e o que não dá.
Espero que te ajude, e te encontro na semana que vem! Beijo!