Como uma boa jovem de Geração Z, nativa digital, que trabalha com internet há mais de 13 anos, me sinto na obrigação de compartilhar com vocês o que vejo, nitidamente, que a maioria faz de errado ao tentar vender na internet.
Eu sei bastante sobre vendas. Não só comecei vendendo meus produtos físicos na internet como já vendi de tudo: produtos físicos, produtos digitais, serviços, infoprodutos, publicidade. Já auxiliei alguns milhares de pessoas a venderem o que quer que fosse na internet: consultas, imóveis, cursos, produtos high ticket, produtos de ticket baixo. Eu sei o que a maioria faz de errado porque eu vejo isso numa base diária.
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As pessoas confundem digital com redes sociais, assim como confundem redes sociais com influenciadores. Uma coisa não é sinônimo da outra. Influenciadores representam um grupo específico de pessoas que estão nas redes sociais com finalidade de fazer negócio. Assim, “digital” é algo muito, muito mais amplo do que apenas as redes sociais, por mais que elas ditem comportamentos e sejam ferramentas incríveis para ganhar dinheiro.
Precisamos separar as coisas antes de irmos para o passo a passo.
Na internet, a venda é totalmente diferente do um a um, porque você não tem a atenção das pessoas como teria pessoalmente, ou numa conversa pessoal. O que isso significa é: a retenção é o principal objetivo de qualquer conteúdo de vendas na internet. Se você não conseguir reter a pessoa nele, pode usar os gatilhos que for, ter estruturado o funil certinho, que não virá nenhum resultado.
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O primeiro ponto então, é a retenção, ou seja, manter a atenção das pessoas pelo maior tempo possível no conteúdo que você fizer. Se você conseguir isso, os próximos passos se tornam bem mais fáceis.
Agora, alguns de vocês podem estar se perguntando: “Ok, mas como eu aumento essa tal de retenção?”. Pois bem, o digital, e, principalmente as redes sociais, são ambientes de entretenimento. Ou seja, você precisa entreter as pessoas para mantê-las atentas no que está sendo dito. Só que, entretenimento, não é, necessariamente, ser engraçado. Todos os conteúdos que eu produzo, de vendas ou não, possuem entretenimento, e a maior parte deles não é engraçado. Mas, todos são dinâmicos, interessantes, ajudam de alguma forma a pessoa que está vendo e cumprem um único objetivo.
Vamos, então, ao passo a passo para construir bons conteúdos de venda na internet.
- Retenção. Durante todo o processo de construir um conteúdo, seja em vídeo, fotos ou escrito, você deve se perguntar: isso está interessante a ponto de manter a atenção de alguém aqui? Para cativar as pessoas, dependendo do tipo de conteúdo, você pode usar técnicas de copywriting, edição ou filmagem.
- Entretenimento. Todo conteúdo bem-feito na internet gera entretenimento. Se você revisitar seu conteúdo e ele não te fizer dar uma risada, anotar algo, compartilhar com alguém, chorar, refletir… então repense ele.
- Ponto de vista. Nenhuma venda deveria ser sobre você, e sim sobre o outro. As pessoas adoram comprar, mas odeiam saber que estão vendendo para ela. Ou seja, não foque seus argumentos de venda no produto ou na compra. Foque no problema que sua solução ajuda a resolver, no desejo que ela ajuda a alcançar. Não enxergue o conteúdo sob o seu ponto de vista, mas sim sob o ponto de vista do cliente. O que faria ele querer trocar seu dinheiro suado pelo que você oferece? Algo que o beneficie, né? Então deixe isso bem claro.
- Chamada para ação. Se você não deixar claro o que você vende, seja no conteúdo ou nos links disponíveis em cada plataforma digital, as pessoas podem não comprar, simplesmente porque não sabem que você vende aquilo que elas precisam e querem.
- Consistência. Parece aquele papo clichê, e é mesmo. Quem aqui já é empreendedor, lidera times, está construindo uma carreira, sabe bem que nada bom é construído da noite para o dia. A maioria das pessoas desiste, e por isso, só o fato de você ser consistente e não desistir já te coloca na frente da vasta maioria. Foco no objetivo final. Pode demorar semanas, meses ou anos, mas a única forma de ter resultados é não desistindo.
Obviamente eu poderia continuar aqui por páginas e páginas a fio, afinal, é isso que ensino na prática para meus alunos no Creators. Mas, com essas poucas dicas, tenho certeza que seus resultados de venda na internet vão mudar drasticamente. Saia do comum, não faça só porque alguém disse que você deveria fazer. Olhe para o conteúdo de vendas no digital como uma parte fundamental do seu trabalho, que exigirá estudo e esforço, assim como todas as outras que hoje você é bom.
Espero que ajude! Um beijo e até semana que vem!
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, escritora, mentora e influenciadora. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos. Foi reconhecida no ranking Forbes Under 30 em 2018 e é pós graduada em Filosofia. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte, do IMATIZE e autora do livro O Jovem Digital.
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