Nessa semana, fiz o lançamento de um curso novo da minha empresa de educação, o SOCIALZ. Nessa jornada de atuar no segmento de educação, um dos maiores aprendizados que tive é que a verdade vende sim. Não de qualquer jeito, mas com estratégia.
Muita gente acha que precisa mentir para conseguir ter resultados. Acreditam que precisam parecer “melhores” do que são, mais “autoridade” do que são, ter mais dinheiro do que têm, serem mais “perfeitos” do que são. Quando, na verdade, criar um personagem só para suprir o que você acha que são as expectativas dos outros, é exatamente o que torna tão difícil de você se diferenciar e destacar num mar de pessoas e empresas.
Eu já criei um personagem. Quando comecei a vender cursos ensinando as pessoas aquilo que eu sabia, entrei nessa ideia totalmente errada de que eu precisava ser como as outras pessoas do marketing digital eram, já que era esse discurso do mercado que “vendia”. Resultado? Burnout, depressão e um ano e meio de terapia para resgatar quem eu era.
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O caminho do sucesso não é ser como outra pessoa é. É ser você, com a melhor estratégia de negócios possível.
Quando entendi isso, joguei para o alto a ideia de ser “perfeita” e assumi o melhor e único papel que eu posso desempenhar com excelência: o papel de ser EU MESMA. Só que, ser você mesmo, quando falamos sob uma ótica de construção de imagem e de negócios, precisa vir acompanhado de estratégia e posicionamento.
Entendi qual era o meu posicionamento, alinhado com quem eu sou e em como eu queria ser vista pelos meus clientes em relação aos meus concorrentes, e depois uni essa força do posicionamento bem definido a uma estratégia de negócios vencedora.
Isso leva um tempo, não se engane. Foi um ano de consistência para ver os resultados extraordinários que essas duas coisas podem gerar. Nessa segunda feira, dia 29 de abril, em menos de 4 horas, batemos a meta do mês inteiro de vendas, sem que eu precisasse fazer ou falar qualquer coisa que eu não acreditasse 100%.
Lancei o curso através de um workshop de posicionamento ao vivo, que era algo que eu sabia que mudaria a vida das pessoas (já que mudou a minha), e, estrategicamente, era um passo antes do produto que eu iria ofertar durante essa live/aula.
Ou seja, na hora de fazer o pitch de vendas do produto, as pessoas já tinham comprado ele antes mesmo de saberem o que era. Isso é o resultado da consistência em construir uma comunidade que esteja alinhada com você e compartilhe as mesmas crenças, objetivos e interesses.
Como seria seu negócio se você vendesse todos os dias, em diferentes redes sociais, produzindo menos conteúdos do que você provavelmente faz hoje? Essa é a “mágica” que eu aprendi a fazer, e que me gera um sorriso de satisfação e realização todos os dias no meu trabalho. Sem saber disso, eu vivia ocupada, exausta, não tinha tempo livre, frustrada e insatisfeita. Empreender já é difícil, agora empreender desse jeito é pior ainda.
Leia isso com bastante atenção: se você não está tendo os resultados que deseja, então não precisa fazer MAIS do que está fazendo, você precisa fazer DIFERENTE. Você não precisa trabalhar mais horas, precisa trabalhar diferente, dizer não para o que não é essencial e que está tomando seu tempo, e dedicar seu tempo e esforço naquilo que trará o máximo resultado com o mínimo de esforço.
O resumo dessa história toda é que: a verdade vende. Sim, às vezes a mentira também vende, e vende muito. Mas não por muito tempo. No final, a verdade é sempre a que VENCE.
Espero que esse relato de uma experiência pessoal minha, tenha te ajudado de alguma forma! Como sempre, meu grande objetivo aqui é te ajudar da melhor forma que eu puder.
Te vejo semana que vem, beijo!
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, escritora, mentora e influenciadora. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos. Foi reconhecida no ranking Forbes Under 30 em 2018 e é pós graduada em Filosofia. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte, do IMATIZE e autora do livro O Jovem Digital.
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