Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / As 7 coisas mais idiotas que as pessoas fazem no LinkedIn

As 7 coisas mais idiotas que as pessoas fazem no LinkedIn

Fotos de perfil glamourosas e publicações pessoais não são apropriadas

Adrian Dayton
13/05/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Fotos de perfil glamourosas e publicações pessoais não são apropriadas para a rede social

Resumo:

  • Usuários do LinkedIn têm reclamado do comportamento inadequado de profissionais na plataforma, que está se assemelhando ao de outras redes sociais;
  • Um dos principais erros cometidos no LinkedIn é utilizar fotos de perfil impróprias, sejam elas antigas ou glamourosas demais;
  • Para que o site não perca o seu propósito, uma recomendação é evitar publicações pessoais.

Tenho ouvido, recentemente, muitas reclamações de profissionais dizendo que o LinkedIn não é mais o que costumava ser. Alguns afirmam que a plataforma se tornou semelhante a outras redes sociais não-profissionais. Outros lamentam um comportamento inapropriado de usuários que tentam utilizá-la para outras finalidades. Embora eu não seja tão pessimista, concordo que todos nós poderíamos mudar para tornar a rede mais útil e agradável. Por isso, tenho algumas recomendações para acabar com qualquer tipo de comportamento inadequado por lá. Veja, na galeria de fotos abaixo, os “pecados capitais” cometidos no LinkedIn:

LEIA MAIS: 3 maneiras de usar o LinkedIn para aumentar sua rede

  • Usar fotos inadequadas de perfil

De um lado, temos um usuário com uma foto glamourosa em seu perfil no LinkedIn e, de outro, um profissional mais velho utilizando uma imagem de 20 anos atrás. No mundo jurídico, existe um padrão para uma evidência ser admitida no tribunal. Para uma fotografia servir em um processo, ela deve ser uma “representação justa e precisa”. Muitas fotos do LinkedIn não passam por esse critério básico. Escolha uma foto que seja amigável e o foco esteja no seu rosto.
    Getty Images

    Usar fotos inadequadas de perfil

    De um lado, temos um usuário com uma foto glamourosa em seu perfil no LinkedIn e, de outro, um profissional mais velho utilizando uma imagem de 20 anos atrás. No mundo jurídico, existe um padrão para uma evidência ser admitida no tribunal. Para uma fotografia servir em um processo, ela deve ser uma “representação justa e precisa”. Muitas fotos do LinkedIn não passam por esse critério básico. Escolha uma foto que seja amigável e o foco esteja no seu rosto.

  • Enviar mensagens apressadas

Tudo começa de maneira inocente: você aceita um pedido de conexão de alguém que não conhece e, em seguida, recebe uma mensagem com inúmeros serviços e opções. Vale ressaltar: só porque alguém aceitou sua solicitação do LinkedIn, não significa que é hora de abrir um negócio com essa pessoa. Em um primeiro momento, tente quebrar o gelo antes de apresentar uma proposta - ou é possível que sua nova conexão seja removida.
    Getty Images

    Enviar mensagens apressadas

    Tudo começa de maneira inocente: você aceita um pedido de conexão de alguém que não conhece e, em seguida, recebe uma mensagem com inúmeros serviços e opções. Vale ressaltar: só porque alguém aceitou sua solicitação do LinkedIn, não significa que é hora de abrir um negócio com essa pessoa. Em um primeiro momento, tente quebrar o gelo antes de apresentar uma proposta – ou é possível que sua nova conexão seja removida.

  • Enviar solicitações aleatórias

Algumas solicitações de conexão não têm razão aparente e não incluem uma mensagem que justifique o convite. Existem usuários que enviam solicitações aleatoriamente, até para pessoas que moram do outro lado do país e não estão no mesmo setor. Se você não conhece determinado profissional, tente, pelo menos, explicar por que seria uma boa ideia se conectar a ele.
    Getty Images

    Enviar solicitações aleatórias

    Algumas solicitações de conexão não têm razão aparente e não incluem uma mensagem que justifique o convite. Existem usuários que enviam solicitações aleatoriamente, até para pessoas que moram do outro lado do país e não estão no mesmo setor. Se você não conhece determinado profissional, tente, pelo menos, explicar por que seria uma boa ideia se conectar a ele.

  • Gabar-se humildemente

“Eu fiquei com jet lag de um passeio que fiz em um avião particular ontem.” Há duas questões a serem observadas na fala de quem se gaba humildemente: ostentar e, ao mesmo tempo, fazer uma observação auto-depreciativa. “Ser dono de três empresas de sucesso e criar cinco crianças pode ser difícil às vezes. Acho que só terei tempo para dormir quando me aposentar.”
    Getty Images

    Gabar-se humildemente

    “Eu fiquei com jet lag de um passeio que fiz em um avião particular ontem.” Há duas questões a serem observadas na fala de quem se gaba humildemente: ostentar e, ao mesmo tempo, fazer uma observação auto-depreciativa. “Ser dono de três empresas de sucesso e criar cinco crianças pode ser difícil às vezes. Acho que só terei tempo para dormir quando me aposentar.”

  • Anúncio publicitário
  • Desejar feliz aniversário para desconhecidos

Semelhante ao item “enviar solicitações aleatórias”, algumas pessoas desconhecidas fazem questão de enviar uma saudação genérica de “feliz aniversário” a cada ano no LinkedIn. Não faça votos a alguém que não conhece e nunca conheceu. Pode parecer que você não tem nada melhor para fazer com o seu tempo.
    Getty Images

    Desejar feliz aniversário para desconhecidos

    Semelhante ao item “enviar solicitações aleatórias”, algumas pessoas desconhecidas fazem questão de enviar uma saudação genérica de “feliz aniversário” a cada ano no LinkedIn. Não faça votos a alguém que não conhece e nunca conheceu. Pode parecer que você não tem nada melhor para fazer com o seu tempo.

  • Fazer propostas irreais

Quase todo usuário da rede social já recebeu um convite para ajudar a construir um negócio supostamente milionário em apenas 15 minutos. A maioria dos profissionais tem problemas para se expressar claramente, mas no LinkedIn há uma onda de profissionais “exagerados”. Se você apresentar resultados fictícios para suas propostas, provavelmente será ignorado na plataforma. Uma abordagem melhor é fazer afirmações que estejam embasadas em dados verídicos. Lembre-se: as pessoas estão sempre desconfiadas. Seu objetivo inicial deve ser estabelecer um laço de confiança.
    Getty Images

    Fazer propostas irreais

    Quase todo usuário da rede social já recebeu um convite para ajudar a construir um negócio supostamente milionário em apenas 15 minutos. A maioria dos profissionais tem problemas para se expressar claramente, mas no LinkedIn há uma onda de profissionais “exagerados”. Se você apresentar resultados fictícios para suas propostas, provavelmente será ignorado na plataforma. Uma abordagem melhor é fazer afirmações que estejam embasadas em dados verídicos. Lembre-se: as pessoas estão sempre desconfiadas. Seu objetivo inicial deve ser estabelecer um laço de confiança.

  • Fazer posts sentimentais demais

Sempre que começar a escrever um post com a frase “eu nunca publico coisas pessoais aqui”, é hora de apagar e começar de novo. Há muitas redes sociais apropriadas para discutir o seu casamento ou a formatura de seu filho, e o LinkedIn não é uma delas.
    Getty Images

    Fazer posts sentimentais demais

    Sempre que começar a escrever um post com a frase “eu nunca publico coisas pessoais aqui”, é hora de apagar e começar de novo. Há muitas redes sociais apropriadas para discutir o seu casamento ou a formatura de seu filho, e o LinkedIn não é uma delas.

    Getty Images

    Usar fotos inadequadas de perfil

    De um lado, temos um usuário com uma foto glamourosa em seu perfil no LinkedIn e, de outro, um profissional mais velho utilizando uma imagem de 20 anos atrás. No mundo jurídico, existe um padrão para uma evidência ser admitida no tribunal. Para uma fotografia servir em um processo, ela deve ser uma “representação justa e precisa”. Muitas fotos do LinkedIn não passam por esse critério básico. Escolha uma foto que seja amigável e o foco esteja no seu rosto.

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Carreira
    • coisas
    • comportamento
    • conexão
    • Erros
    • foto de perfil
    • LinkedIn
    • mensagens
    • PLATAFORMA
    • posts
    • profissional
    • propostas
    • publicações
    • rede de contatos
    • rede social
    • site
    • usuários

    As mais lidas agora

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

      O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

    Últimas Notícias

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    • Foto: Scott Olson/Getty Images

      Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

    • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

      Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

    • Jorge Adorno/Reuters

      China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.