Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Por que os produtores rurais amam as Starlinks de Elon Musk

Apresentado por

Por que os produtores rurais amam as Starlinks de Elon Musk

De caminhonetes a tratores e sede, saiba como as fazendas têm utilizado o serviço dos satélites que operam em baixa órbita

Vera Ondei
12/09/2024 Atualizado há 8 meses

Acessibilidade

Getty
Getty

Conexão no campo pode ser alavancada com a internet por satélite, com é a Starlink

Operada pela SpaceX, empresa do setor aeroespacial controlada pelo bilionário Elon Musk, a Starlink possui cerca de 2 mil satélites em órbita. É uma grande vantagem em relação aos seus rivais na oferta de serviço de conexão de internet, que possuem poucos satélites. No Brasil, embora represente menos de 1% das conexões de banda larga, a Starlink já é o maior provedor de internet por satélite, com cerca de meio milhão de acessos. Boa parte desse público vem do campo. Por isso, no início de setembro, quando se aventou a possibilidade de suspensão da outorga da Starlink no Brasil, em função do descumprimento das leis brasileiras, por parte de Musk, relativas à atuação do X (sua rede social), acendeu uma luz vermelha entre os produtores. Mas o que de fato o campo tem feito com uso da Starlink?

“Temos 8 links hoje e eles vêm sendo úteis. Por exemplo, usamos quando assumimos a fazenda Preciosa, ou na expansão de serviços, como estamos fazenda na Parnaguá”, disse à Forbes Aurélio Pavinatto, CEO da SLC Agrícola, um dos maiores grupos do país, com 24 fazendas e cerca de 700 mil hectares de algodão, soja e milho, como principais culturas. A Preciosa é uma fazenda de 11 mil hectares em Querência (MT), assumida em julho, a partir de uma joint venture com o Grupo RZK, do empresário José Ricardo Rezek. A Paranguá, de 20 mil hectares e comprada em 2008, fica no sul do Piauí, na região da Serra da Fortaleza, e tem starlink há 3 anos. “Nas áreas mais remotas é a solução”, diz Pavinatto. A empresa usa na maior parte de suas operações os serviços da TIM, intensificados em 2016, quando embarcou de vez na onda digital ao criar seu Comitê de Tecnologias Agrícolas visando em suas operações de máquinas agrícolas o uso intenso de Big Data, IoT (Internet of Things), clouds, drones, entre outros.

Leia também

  • conectividade no campo
    Forbes Agro

    Agrishow: Indicador da ConectarAgro Mostra Conectividade de 33,9% nas Áreas Rurais

  • SpaceX
    Forbes Money

    SpaceX Pode Ficar Com Contrato de US$ 2,4 Bi para Controlar Espaço Aéreo Americano

  • Forbes Tech

    Starlink em Risco? China Acelera Corrida Pelo Domínio da Internet Via Satélite

O uso da internet por satélite está transformando o setor agrícola em diversas regiões do mundo, principalmente nos países líderes na produção de alimentos, como Brasil, Estados Unidos, China e Índia. Nos Estados Unidos, por exemplo, um país altamente conectado, cerca de 14,5 milhões de pessoas em áreas rurais ainda carecem de acesso a uma conexão de banda larga confiável, segundo o FCC (Federal Communications Commission). Na América Latina, segundo o ICCA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), cerca de 72 milhões de pessoas de áreas rurais em 26 países necessitam de conectividade, das quais 13 milhões estão no Brasil.

Divulgação
Divulgação

Aurélio Pavinato, da SLC Agrícola, diz que o uso da Starlink vem ocorrendo em ocasiões especiais

A SpaceX informa que seu plano é implantar pelo menos 12 mil satélites, mas o objetivo é de até 30 mil. Esses satélites oferecem velocidades de download de 50 a 200 Mbps e velocidades de upload de 10 a 20 Mbps, segundo a empresa. “O que a gente vê é o uso crescente da Starlink, porque poucas fazendas no Brasil tem internet. Até em caminhonetes as antenas vêm sendo instaladas”, diz o engenheiro agrônomo e consultor Clóvis Albuquerque, de Primavera do Leste (MT), especialistas em perfil de solo. “O Mato Grosso tem 40 anos de uma agricultura muito forte. Mas está offline, principalmente as médias e pequenas fazendas. A Starlink vai baratear o sinal de internet.”

Para funcionar, a Starlink construiu no país 20 estações terrestres, as chamadas gateway. A comunicação ocorre quando são conectados os terminais dos usuários (em suas fazendas, carros ou casas) , os satélites e essas estações terrestres. Maressa Vilela Bettercourt, sucessora no Grupo Cinco Estrelas, com fazendas em Juara (MT) e Minas Gerais, diz que tem sete antenas e paga R$ 300 por mês, por cada uma delas. “Usamos nas fazendas de Juara. Nessa região não tem sinal de nenhuma operadora em raios maiores que 100 km. A conectividade é fundamental para a agricultura de precisão”, diz ela. “Temos várias instaladas na fazenda e uma móvel no carro, para passar nas máquinas e poder comunicar os dados das máquinas com o Operation Center, onde avaliamos todas as informações. O custo é acessível.”

Getty
Getty

Maressa Vilella Bittencout usa a Starlink há um ano e meio

A engenheira agrônoma Camila Stefani Colpo, cofundadora da Boa Safra Sementes e presidente do conselho desde 2015, conta que de fato passou a “ter internet”, com a chegada da Starlink nas fazendas que ficam na região de Cabeceiras (GO) e Buritis (MG). “Em ambas funcionam perfeitamente. Inclusive na fazenda que fica na região de Buritis eu nunca consegui ter internet na sede da propriedade porque o acesso a ela é difícil por ficar em uma região baixa de uma Serra”.

Ana Carolina Roselli Marques instalou sua primeira antena há um ano e meio na fazenda Igapó, em Nova Alvorada do Sul (MS) e há seis meses na fazenda Dallas, em Brasilândia (MT), onde faz agricultura e pecuária. “Desde que comecei a usar a Starlink, nunca mais tive problema de queda de internet, o que acontecia muito nas fazendas, quando a gente estava carregando a soja vendida. O caminhão tinha que ficar esperando até a internet voltar”, diz ela. “Já tive outros provedores. Mas desde então não tenho mais que ficar esperando sinal para emissão de notas, fazer transações, reuniões. Hoje nos comunicamos o dia inteiro, mas já ficamos dias sem internet”.

Forbes
Forbes

Camila Colpo, da Boa Safra, diz que conexão melhor os processos

No Grupo Cerradinho, com usina de cana-de-açúcar e milho em Chapadão do Céu (GO), o uso da Starlink está em teste. A safra 2023/24 foram processadas com 5,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar esmagadas e 908 mil toneladas de milho moído. “Estamos com duas antenas em uma frente de colheita para teste.E também avaliando colocar em algumas caminhonetes para facilitar o monitoramento on line e agilizar as tomadas de decisões”, diz Andrea Sanches Fernandes, sucessora que faz parte do conselho de administração do grupo.

Para Fábio Franzoni, engenheiro agrônomo da AgriConnection, em Campo Verde (MT), do setor agroquímicos e que cobre uma região em um raio de 350 km, com 1,6 milhão de hectares de soja e milho, “o agro mudou muito “com produtores mais dentro das fazendas”. Franzoni atua no setor há 15 anos. “Cerca de 90% dos produtores que conheço já usam a Starlink”, diz ele. É por isso que a tecnologia de satélites de baixa órbita, como é o caso da Starlink, abre novas possibilidades para a agricultura de precisão, que depende cada vez mais de conexões estáveis e rápidas. Em regiões de fronteira agrícola que sofrem com a falta de infraestrutura de telecomunicações, a internet por satélite permite que os produtores acessem dados climáticos em tempo real, façam negociações com compradores e coordenem a logística de forma mais eficiente, aumentando a competitividade no mercado internacional​.

IAP-GabrielGabino
IAP-GabrielGabino

Expedição Alma Pantaneira, que leva assistência ao interior do bioma

Franzoni diz que há um desafio a vencer, para que o uso da Starlink se aprofunde ainda mais, justamente pelas experiências anteriores com conectividade ruim. “Muita tecnologia chegou nas fazendas nos últimos anos, mas sem internet muitos produtores não conseguiam implementar por falta de conectividade. E isso gerou frustração”, afirma. “Agora tem internet, mas há resistência de uso dessas tecnologias em que a experiência não foi boa. Esse retorno deve ocorrer com os filhos entrando na operação porque a conectividade melhora tudo na fazenda.”

Além de melhorar a gestão das propriedades, ela proporciona benefícios pessoais aos agricultores, como o acesso a serviços de telemedicina, educação à distância e lazer, melhorando a qualidade de vida no campo​. Tatiana Scaffi, que é sucessora e tem fazendas em Miranda e Bodoquena (MS), na região do Pantanal, diz que toda a comunicação com as propriedades é dependente de Starlink. “Sem ela, não temos celular para nada, voltamos para a idade da pedra”, diz ela. “Já usamos outra empresa de internet, mas não funcionou. Uma das fazendas é até próxima da cidade, mas está entre morros.” Tatiana conta que uma das antenas, instalada na caminhonete, será fundamental no projeto do Instituto Alma Pantaneira, em novembro, uma expedição na qual ela é voluntária e que leva médicos, dentistas e veterinários para assistência aos produtores rurais do interior do Pantanal, em áreas carentes de atendimento.

  • Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024
  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

  • Siga a ForbesAgro no Instagram

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.