O tênis reforça valores e competências fundamentais para a sociedade. Respeito, disciplina, foco, resiliência, raciocínio rápido, para citar alguns, são essenciais na quadra e fora dela. Assim, não é surpresa que mais de 30% dos executivos de destaque no país joguem tênis regularmente.
No entanto, o acesso ao tênis e a prática mais ampla da modalidade ainda é limitada. No cenário mundial, o Brasil ainda está longe de seu potencial.
Por acreditar nisso, em 2020 ajudei a criar o Rede Tênis Brasil (RTB), resultado da reconstrução do Instituto Tênis e que busca usar o esporte como ferramenta de transformação para crianças e jovens brasileiros.
Seu papel é fomentar o tênis brasileiro, ampliando o acesso ao esporte em todo país, desenvolvendo e investindo em novos tenistas, e contribuindo com o ecossistema, ou seja, apoiando academias e centros de tênis em sua gestão e sustentabilidade no longo prazo.
Ampliamos o acesso ao tênis apresentando o esporte em escolas e centros públicos para crianças a partir dos 6 anos, dando aulas gratuitas e capacitando profissionais. Em 2021 chegaremos a mais de 20 cidades nas cinco regiões do Brasil, apresentando o tênis para mais de 20 mil crianças. Além do tênis, oferecemos competências adicionais a essas crianças complementando sua educação e as preparando para o futuro, para que tenhamos melhores cidadãos com mais oportunidades.
Naturalmente iremos descobrir mais talentos para o esporte. E nosso papel é apoiá-los em seu sonho de jogar tênis em alto nível, seja profissionalmente ou seguir carreira no tênis universitário. Em sua história, o RTB já contribuiu para que mais de 40 jovens fossem estudar com bolsa nos EUA jogando tênis. Neste ano, o Rede Tênis Brasil está apoiando mais de 20 atletas com destaque nacional e internacional desde os 10 anos de idade, nosso Time RTB, que conta com nomes como Bia Haddad, Thiago Wild, Marcelo Demoliner, entre outros.
Como o próprio nome diz, nosso objetivo é criar uma rede de impacto, através de parcerias com academias, clubes, centros. Assim, criaremos a escala necessária para chegar a 400 mil crianças apresentadas ao esporte até 2030, academias mais sólidas, clubes reforçados, e novas gerações de tenistas com destaque representando nosso país.
Só alcançaremos estes objetivos com gestão, transparência e, principalmente, união. O Rede Tênis Brasil entra no jogo para colaborar com todos e ajudar o tênis brasileiro a alcançar seu lugar de destaque, formando cidadãos e atletas para o mundo.
Raphael Barone é diretor-executivo do Rede Tênis Brasil, sendo responsável pelo desenvolvimento do projeto no Brasil. Graduado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Gestão e Empreendedorismo, conta com mais de dez anos de experiência em grandes consultorias globais, trabalhando em projetos estratégicos na área de mídia, entretenimento e esportes.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.