Nesta semana, em uma conversa com uma pessoa chiquíssima (e não “chiquérrima”, superlativo ainda não aceito pela nossa língua), ouvi a seguinte frase: “Em princípio, o jantar será servido às 20 horas”. Em princípio…
Bem, a princípio, fiquei em dúvida se deveria fazer a correção, pois tratava-se de uma mulher bastante, digamos, protocolar. Deveria eu, então, arriscar-me e parecer rude com alguém tão afeita às regras de etiqueta?
LEIA TAMBÉM: No ponto: Português, graças a Deus
Não me contive. Movida não somente por um furor pedagógico intrínseco mas também por um grande carinho pela pessoa em questão, falei…
Em princípio significa em tese, ao passo que a princípio significa inicialmente. Logo, o jantar será, a princípio, ou seja, se nada mudar, às 20 horas.
Ela agradeceu e disse: “Corrija-me sempre. Odeio errar no português”. Ufa… Em princípio, as pessoas não querem ser corrigidas, mas, a princípio nunca sabemos como novos amigos vão reagir.
É isso.
Até semana que vem.
Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.