Após 121 anos, a profecia de Charles Stewart Rolls se concretizou. O sócio fundador da Rolls-Royce, antes mesmo da inauguração da marca que viria a se tornar um dos maiores sinônimos de alto luxo do mercado de consumo mundial, após testar o Columbia, um carro elétrico do início do século XX, considerou a alternativa como a ideal. “O automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento – ao menos por muitos anos”, afirmou Rolls, em abril de 1900.
No entanto, os tempos mudaram e o momento ideal chegou para a Rolls-Royce anunciar não somente o lançamento de seu primeiro modelo 100% elétrico, mas também o compromisso da marca com a total eletrificação de seu portfólio até 2030. Ao se juntar a outras montadoras como a Porsche, Mercedes-Benz e Audi, no caminho para uma mobilidade com menos impacto climático, a integrante do BMW Group endossa a tendência de consumo consciente que tomou força no cenário do mercado de luxo pós-coronavírus.
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“Em 2016, a Rolls-Royce Motor Cars lançou o Phantom, e com ele a “Arquitetura de Luxo”, feita em alumínio e uma marca registrada da empresa. Uma estrutura escalável e flexível que sustentaria os futuros modelos da Rolls-Royce Motor Cars. Nosso próximo automóvel elétrico se beneficia desta arquitetura e da extraordinária experiência de um Rolls-Royce na estrada”, explicou Torsten Müller-Ötvös, Diretor Executivo da Rolls-Royce Motor Cars. Torsten revelou ainda o nome do modelo anunciado no final de setembro, na Inglaterra, Spectre que, segundo o CEO, teria sido “reservado especialmente para este momento”.
No entanto, as únicas informações divulgadas sobre o que certamente será um dos lançamentos mais aguardados da indústria automotiva de alto-luxo, se resumem ao nome, à base que seguirá o padrão do Rolls-Royce Phantom e à entrega, prevista para o último trimestre de 2023. Por hora, dados sobre o desempenho e o valor do carro só existem no imaginário dos amantes da inovação e de carros de alto padrão, uma vez que ainda não foram revelados pela montadora inglesa.
Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.
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