Veículos cinza ou veículos cinzas? Uniformes rosa ou uniformes rosas? Gravatas vinho ou gravatas vinhos? Se você já teve esse tipo de dúvida, leitor, fique por aqui, que eu explicarei a resposta direitinho.
O que os adjetivos cinza, rosa e vinho têm em comum? Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três. Adivinhou? Eles, antes de serem adjetivos designativos de cores, são substantivos, ou seja, nomeiam coisas. Mas como assim?
VEJA TAMBÉM: Quer aumentar o vocabulário? Leia.
Antes de existir a cor cinza, existiu o substantivo (o pó) cinza; antes de existir a cor rosa, existiu o substantivo (a flor) rosa; antes de existir a cor vinho, existiu o substantivo (a bebida) vinho. Ou seja, no que se refere às cores, é preciso analisar se se trata de uma cor oriunda de um substantivo, entendeu? Se a resposta for sim, ela não irá para o plural. Assim: veículos cinza, uniformes rosa e gravatas vinho.
Mas atenção! Isso só vale para casos de adjetivos como cinza, rosa, vinho, ouro, chumbo, prata, etc. Para os casos “normais”, a concordância é a usual: blusas azuis, camisas amarelas, bolsas vermelhas.
Fui clara? Espero que sim.
Até semana que vem.
Cíntia Chagas é professora, autora de dois best-sellers pela editora HarperCollins e coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que humor e educação podem andar juntos.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.