Pergunte a qualquer executivo quais são os principais desafios para uma organização quando o assunto é gestão de pessoas. Certamente, falhas na comunicação estarão em meio à lista de entraves que podem fazer com que equipes deixem de avançar.
Não se trata somente de achismo: 44% dos participantes de uma pesquisa com C-levels feita pela Economist Intelligence Unit afirmam que barreiras na comunicação podem causar atrasos ou mesmo impedir a entrega de projetos. Outros 18% associam problemas de comunicação a perda de vendas, com oportunidades de centenas de milhares de dólares indo pelo ralo.
E qual é o papel do líder em evitar este tipo de cenário, e conduzir suas equipes a assumirem responsabilidade por criar futuros desejáveis? Minhas experiências ao longo dos anos mostraram que a comunicação eficiente é uma ferramenta essencial para inspirar – e manter – esse tipo de mentalidade.
Quando uma pessoa em posição de liderança define o que quer comunicar e direciona a equipe de acordo com aquela mensagem, tudo muda na organização. Os relacionamentos melhoram, as ações ficam alinhadas de acordo com a estratégia e o nível de performance muda de patamar.
Também pude comprovar em minha atuação executiva que a comunicação se desdobra de várias formas, e é função de quem lidera encontrar maneiras complementares de transmitir as mensagens e valores considerados importantes para garantir boas entregas. Em contextos híbridos ou remotos, a necessidade de comunicar bem – e reiterar certos pontos – torna-se ainda mais crucial para garantir a evolução positiva da cultura e evitar ruídos.
Uma situação corriqueira que vivi no trabalho acabou se tornando um experimento bem-sucedido no que se refere à tangibilizar essas noções de liderança. Em uma reunião de trabalho, estava vestindo uma camiseta que eu havia comprado para celebrar o Ano Novo no Rio meses antes, que tinha estampada a palavra “Relax”. Um participante da reunião, cujo perfil é mais agressivo, questionou: “Esta camiseta é uma mensagem para mim?”. Não era. Mas, coincidentemente – e felizmente – passou a ser, pois já pude perceber uma mudança de comportamento depois daquele diálogo.
Depois desta epifania, decidi produzir uma série de camisetas com frases que fazem sentido para mim, e que de uma forma ou outra encapsulam minha forma de pensar e agir. Atualmente, tenho no guarda-roupa umas 20 peças com estes dizeres, quase todos de minha autoria – muitos dos quais, aliás, vem de títulos de colunas que publiquei anteriormente aqui na Forbes. Inventei até uma marca, a 21, que remete ao Rio, minha cidade natal, e o dia do meu aniversário.
Decidi também que iria vestir estas camisetas para trabalhar, aproveitando que o dress code pós-Covid passou a permitir essa casualidade. Eu tinha uma certa expectativa de causar algum tipo de reação, mas nem de longe esperava o efeito que usar frases estampadas no peito iria surtir.
Se eu sei que um projeto não anda por conta de perfeccionismo, visto a camiseta com a frase “It’s all about progression, not perfection” (É sobre progressão, e não perfeição).
Se sei que o momento pede mais leveza e menos complexidade, visto a frase “The beauty of simplicity” (A beleza da simplicidade).
Se há negatividade no ar, já visto a camiseta com “Tell me something good” (Me diga algo bom).
Se o time está muito focado na estratégia perfeita, mas pouco focado na execução, visto a camiseta com “Strategy is useless without Execution” (Estratégia é inútil sem execução), e mesmo em situações onde não preciso falar, minha camiseta já transmite meu mindset.
Não fiz estas peças pensando em reuniões, ou de provocar ninguém, e sim com a intenção de vestir camisetas com frases que me inspiram. Essa forma que encontrei para reiterar a forma que penso e os valores que considero importantes se mostrou útil de várias formas: a brincadeira revelou seu poder de desarmar, divertir, dar o tom de uma conversa, trazer reflexões, quebrar o gelo.
Como líder, me preocupo em dar o melhor exemplo possível e impactar pessoas positivamente, e parte disso passa por externar o que acredito ser válido. Assim como uma pessoa que veste uma camiseta de um time de futebol, para mostrar que torce para uma determinada agremiação. De forma simples, as camisetas são uma maneira de trazer minhas mensagens para um terreno mais concreto.
Percebo que esse método está funcionando quando, por exemplo, pessoas citam frases que constam em uma ou várias das minhas camisetas em reuniões para ilustrar um ponto, de forma espontânea. Quando me pedem camisetas como presente de aniversário (aguardem!) ou quando me dizem que uma determinada frase gerou um insight bacana. Quando um cliente vê uma frase do Ayrton Senna estampada em uma das minhas camisetas (“Eu me recuso a desistir da luta. É da minha natureza ir até o fim”) e depois da reunião me manda um vídeo das melhores corridas do ídolo da F1, criando uma conexão.
Fiquei feliz ao saber que um empresário amigo meu resolveu adotar a ideia. Cada funcionário da empresa pode escolher três versões de camisetas com frases que expressam os valores da empresa. Assim como naquele episódio inicial em que a pessoa “vestiu a carapuça” em relação à mensagem na minha camiseta, esse empresário também entendeu o poder da comunicação subliminar.
Para testar este modelo com seu time, basta definir valores que são importantes para você. Transforme isso em frases – que não sejam provocativas, mas sim inspiradoras – e literalmente vista a camisa. Por exemplo, se você quer que sua equipe não tenha medo de errar, crie dizeres que expressem isso. É uma forma de tangibilizar sua liderança. Por exemplo: “Fail Forward = Use Failure to Find Success” (Falhe Avançando = Use as falhas para alcançar o sucesso).
Apresentadas de forma explícita e para além dos chavões, frases construtivas podem ajudar a empoderar equipes, gerar maior alinhamento organizacional e fomentar um senso de responsabilidade amplificado. Estas expressões também podem abrir espaço para que pessoas contribuam de forma efetiva e sejam elas mesmas. Neste cenário, a performance superior acaba sendo uma feliz consequência.
Como sempre digo “Be Kind First, Be Right Later” (Seja Gentil Primeiro, Esteja Certo Depois).
*Marvio Portela é vice-presidente sênior para Estados Unidos, América Latina e Caribe do SAS. O executivo passou por grandes empresas como Oracle e IBM, trazendo uma vasta experiência na área de vendas e gestão de parcerias. Sua carreira no SAS teve início em 2010.
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