Fazer uma leitura do mercado como um todo exige muito mais do que experiência, conhecimento aprofundado, habilidades e capacidades intrínsecas à área em que atuamos. Para além de toda essa bagagem, certamente, de extrema relevância, precisamos buscar uma percepção 360 graus que remeta a elementos vitais para dar solidez ao negócio, seja qual for o segmento de atuação.
Nesse cenário, fazer uso pertinente e adequado dos muitos recursos proporcionados pela Inteligência Artificial (IA)
e de outras tecnologias seguras é o mais ponderável possível para conquistar resultados concretos e corrigir rotas.
Sem dúvida, alavancar frentes de negócios a partir da aplicação dos avanços tecnológicos vai direcionar seu planejamento para preencher a lacuna entre as necessidades dos clientes e os recursos que são utilizados. Investir em tecnologia trará todo o conhecimento e conexão com o presente e o futuro para oferecer produtos e serviços mais inovadores e com um custo-benefício que vale a pena o investimento.
A automação, por exemplo, está cada vez mais presente em todos os ambientes que frequentamos, seja no comércio, como em restaurantes, shoppings centers, exposições, cinema, parques e outra infinidade de locais. São ferramentas que agilizam os processos, tornando-os mais eficientes e econômicos. É possível identificar o êxito e enxergar na tecnologia o poder transformador de novos métodos. Serão visíveis a conveniência e o dinamismo proporcionados com a aplicação correta da análise de dados que a tecnologia permite e devolve em velocidade e celeridade que precisamos ter em nossa linha de negócios.
E por falar em análise de dados, temos visto como isso simplificou a comunicação com os clientes, o fenômeno do Big Data e cloud computing tem rompido barreiras quase intransponíveis nos mais diversos setores dentro de uma empresa e gerando uma economia significativa, além, é claro, de auxiliar nos serviços voltados para o cliente. O impacto, sobretudo, é no aumento da disponibilidade e no menor custo de aquisição de volumes de dados. É tangível avaliar riscos, adotar novas táticas e entender comportamentos dos clientes.
À medida que novas ferramentas tecnológicas surgem, é natural que os consumidores passem a confiar mais em transações digitais. Diante dessa realidade, vale se jogar e avançar mais nesse universo que só tem a contribuir para a solidez de seu negócio e, assim, vamos encontrar a combinação ideal e complementar da atuação humana à tecnologia. Continuarão a trilhar essa jornada bem-sucedida aqueles que se permitirem usufruir de recursos inovadores antevendo o futuro que está aí. As empresas que estabelecerem estratégias ousadas irão acelerar a lucratividade e se tornarão mais competitivas, fortalecidas e com musculatura para navegar em mares vigorosos.
*Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil, referência em soluções digitais.
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