Conhecida como um dos principais nomes do ecossistema de startups do país, Roberta Vasconcellos tem mais de dez anos de experiência em vendas e marketing, e atua no mercado de tecnologia desde 2009. Trabalhou em renomadas startups brasileiras, como a Sambatech, e participou como membro ativo de comunidades locais, entre elas a SanPedroValley.
Leia também
Seu irmão, Pedro Vasconcellos, optou por estudar engenharia civil e empreender na área. Após sonhar com uma ideia de negócio, estimulou a irmã a deixar a empresa que trabalhava para empreender. Com modelos mais maduros, enxergaram uma oportunidade de revolucionar o mercado de coworkings, e então, fundaram a Woba, antiga BeerOrCoffee.
Com a missão de facilitar conexões, entregavam aos usuários o poder de encontrar outras pessoas, mentores ou parceiros e os convidarem para um bate-papo, com um café ou uma cerveja. Porém, diante dos acontecimentos dos últimos anos e seus impactos no mercado, principalmente, com o aumento da flexibilização do trabalho pós-pandemia, entenderam que suas soluções e serviços entregavam muito mais do que a marca conseguia carregar.
Em 2021, após levantarem US$ 10 milhões em uma série A liderada pela Kaszek, com a participação da Valor Capital, e captarem outros R$ 8 milhões com Kees Koolen, cofundador do Booking.com, reformularam o negócio e apostaram na tarefa de evitar que as empresas gastassem com espaços ociosos.
Roberta e Pedro entenderam, então, que o amadurecimento da Woba era essencial. “Hoje a nossa startup funciona como uma espécie de ‘Booking dos coworkings’, conectando mais de 2.000 espaços de trabalho flexíveis com 400 empresas num modelo de assinatura com pacote de créditos, onde a companhia consome conforme utiliza qualquer um dos ativos disponíveis. No total, são cerca de 11 mil opções de estações de trabalho, 3.500 salas de reunião, 2.100 escritórios privativos e 300 espaços de eventos”, comenta Roberta Vasconcellos.
Os clientes, que são médias e grandes corporações como Itaú, Cielo, XP, Mafre, entre outros, já conseguem economizar de 30% a 50% dos gastos mensais de manutenção se comparado a um escritório tradicional. “O escritório flexível reúne todos os serviços e ativos em um mesmo fornecedor, reduzindo CAPEX. A inteligência da plataforma permite ainda visibilidade de dados para tomada de decisão e traz redução de custo, impactando diretamente o EBITDA das empresas. Toda essa estratégia fortalece o nosso objetivo, que é seguir transformando a gestão de real estate corporativo em algo mais dinâmico, eficiente e econômico”, comenta Pedro.
Com o crescimento inegável, Roberta e Pedro foram reconhecidos como os novos Empreendedores Endeavor, na última semana, após participarem do International Selection Panel. “Nos tornarmos Empreendedores Endeavor é uma super validação do modelo de negócio da Woba, afinal, só 2% das empresas que eles indicam chegam no painel internacional. Além disso, essa oportunidade nos abre muitas portas, porque faremos parte de uma comunidade robusta, teremos acesso à profissionais de altíssima qualidade por meio de mentorias, e também nos aproximaremos, cada vez mais, de investidores. Com certeza esse é um passo para a globalização da nossa empresa”, finaliza Roberta.
Escolhas do editor
A Endeavor é uma rede global presente em mais de 40 países e formada pelos empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, acelera negócios com potencial escalável por meio do programa Scale-Up e promove conexões entre os maiores líderes do país e empreendedores em início de jornada. Também investe em startups em fases Seed e Series A, com o fundo Scale-Up Ventures.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Forbes Brasil e de seus editores.