Em sua sétima edição, o Prêmio eSports Brasil (PeB), maior premiação para o ecossistema gamer da América Latina, reuniu, na noite desta quinta-feira, 14, em São Paulo, os principais nomes do cenário em várias categorias e perfis. Com o apoio de marcas como Itaú, o PeB afirma que nasceu com o objetivo de ir além da visibilidade das celebridades, mas reflete seu esforço em contribuir para a indústria também do ponto de vista de negócios e empreendedorismo, como afirma Leandro Valentim, CEO da Player1 e co-fundador do Prêmio eSports Brasil.
“A premiação muda o patamar da carreira dos vencedores em múltiplos sentidos: validação da indústria, dos colegas, reconhecimento da mídia especializada, entre outros. Além disso, o prêmio joga luz no atleta, na organização, no streamer, e amplia a exposição. Em muitos casos, esta exposição significa contratos melhores, contratos de patrocínio ou de associação de marca”, destaca o executivo responsável pela empresa fruto do spin-off da unidade de Games e eSports da Globo, a Player1 Gaming Group, e também investida da Globo Ventures.
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A indústria a qual Leandro se refere deve movimentar, globalmente, até 2030, mais de US$1 trilhão, considerando games e e-sports, e no Brasil, mais de R$13 bilhões. Muito além dos streamers e jogadores, esse mercado vem possibilitando a criação de empresas especializadas e exigindo dos talentos um olhar cada vez mais empreendedor, como explica o ex-profissional de e-sports e streamer Baiano.
“Hoje eu me vejo como um empreendedor dentro do universo dos games. Já fui jogador profissional, streamer, influenciador e agora, acumulo todas essas funções e penso em formas de usar tudo que aprendi e expandir o nosso alcance, potencializando ainda mais tudo que consigo oferecer para a comunidade de um modo geral. Estou em busca constante de novas possibilidades para apresentar ao público projetos que façam sentido, que todos tenham prazer em consumir e fazer parte”, destaca Baiano, que foi reconhecido no prêmio de 2023 como Personalidade do Ano.
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Neste ano, em parceria com a Omelete & CO, organizadora da CCXP, o streamer criou o CBOLÃO, evento competitivo proprietário que foi criado por Baiano ainda durante a pandemia com o objetivo de arrecadar recursos para organizações beneficentes. “Este ano, demos um passo ainda maior e conseguimos realizar edições presenciais do torneio onde batemos mais de R$1 milhão arrecadados em todas edições.”
Ecossistema em ascensão
Leandro ainda ressalta que o ecossistema de e-sports vem crescendo e se profissionalizando a cada ano. “Em parte, este crescimento é resultado do investimento consistente e de longo prazo das grandes publishers, da evolução das organizações que vêm ajustando seu modelo de negócios, e de grandes streamers e influenciadores, que estão se estruturando e criando negócios a partir do relacionamento com a sua comunidade.”
A jogadora Natalia “Daiki” ja foi reconhecida em algumas edições do premio e reforça o potencial em transformar visibilidade em negócios. “Ganhar os dois prêmios foi muito importante pra mim, não só como objetivo pessoal, mas profissional também, já que estava começando e ainda não era reconhecida por tantas pessoas assim.”
Para Baiano, “o reconhecimento coloca o talento em evidência e possibilita que novos investidores e marcas, se interessem pelos projetos, o que é bom não só pra mim, mas para todo ecossistema e mostra que temos um mercado em expansão e com um potencial incrível de crescer ainda mais.”