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Início / Forbes Tech / Givaudan traz ao Brasil robô de IA que acelera desenvolvimento de fragrâncias

Givaudan traz ao Brasil robô de IA que acelera desenvolvimento de fragrâncias

Sistema ajuda trabalho dos perfumistas ao sugerir quantidades e combinações de matérias-primas

Gabriela Arbex
22/06/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Divulgação
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Lucia Lisboa, VP de Fine Fragrances para América Latina: 2.500 matérias-primas disponíveis para conbinações

A perfumaria suíça Givaudan, reconhecida pela criação de aromas e fragrâncias para empresas das áreas de bebidas, alimentos e outros itens de consumo, está contando com ajuda extra para atender seus clientes localizados em território brasileiro. Isso porque acaba de desembarcar por aqui o Carto, ferramenta de inteligência artificial que está reinventando a maneira como os perfumistas da sede da empresa no Brasil atuam.

A tecnologia, projetada para usar de forma inteligente os ingredientes exclusivos da marca e maximizar o desempenho olfativo na fórmula final, só tem dois similares no mundo, nas unidades da Givaudan em Paris e Nova York. “Todo desenvolvimento de uma nova fragrância é feito com base no conhecimento do perfumista sobre as matérias-primas, mas essa combinação é um processo de tentativa e erro”, explica Lucia Lisboa, vice-presidente da divisão Fine Fragrances para América Latina da companhia. “O detalhe é que são 2.500 matérias-primas diferentes.”

LEIA MAIS: Startup de perfumes cria experiência olfativa para o consumidor brasileiro

Por meio de uma abordagem visual que inclui uma tela sensível ao toque, o Carto sugere combinações e até indica as quantidades, trabalhando de uma maneira diferente das representações tradicionais da planilha ou da pirâmide olfativa. A solução, inclui, ainda, um robô de amostragem instantânea, que permite uma produção contínua de testes de fragrâncias a uma velocidade que não pode ser comparada aos métodos convencionais. “Claro que cada desenvolvimento demanda uma determinada quantidade de experimentações, dependendo do contexto, da necessidade e do objetivo do projeto”, explica Lucia, “mas o resultado é uma agilidade sem precedentes.”

Divulgação
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Tela sensível ao toque do Carto

Desenvolvido internamente, sob a supervisão da perfumista francesa Calice Becker, o Carto acumula um século de informações da companhia. No futuro, o objetivo é também aproveitar as percepções dos consumidores para fornecer dados adicionais aos perfumistas e ajudá-los a refinar seus acordes criativos.

A executiva conta que o robô já contribuiu para dois lançamentos globais que contaram com o desenvolvimento da Givaudan. Um deles foi a criação de uma fragrância para o grife francesa She Was an Anomaly, sob a coordenação de Daniela Andrier. O robô sugeriu que a perfumista desenhasse a fragrância em torno de duas notas exageradas – íris e almíscar. O outro foi o desenvolvimento de um aroma para uma linha de velas.

Ela explica que o processo continua sendo artesanal, comandado pelos perfumistas, mas a tecnologia vai permitir experimentações mais assertivas. A consequência é um melhor resultado, em menos tempo. “O sistema permite reunir ciência e tecnologia físico-química para maximizar o uso de nossa paleta de ingredientes, tornando a experimentação mais simples e divertida. Traz à vida ideias, inspirações e conceitos criativos dos profissionais de uma maneira muito eficiente, enquanto tira as tarefas repetitivas. O papel do perfumista permanece no centro da criação. O Carto é o suporte digital que eles podem usar para aprimorar seu trabalho criativo”, complementa Maurizio Volpi, presidente da divisão de fragrâncias da Givaudan.

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