Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / EXCLUSIVO: Camila Farani anuncia plataforma de incentivo ao empreendedorismo feminino

EXCLUSIVO: Camila Farani anuncia “Ela Vence”, plataforma de incentivo ao empreendedorismo feminino

Baseado em capacitação, representatividade e conexão, hub pretende atingir 500 mil mulheres nos próximos 12 a 18 meses

Gabriela Arbex
16/11/2020 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Camila Farani: 500 mil mulheres impactadas nos próximos 12 a 18 meses

A partir da próxima quinta-feira (19), Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, as empreendedoras brasileiras – além de mulheres que desejam ter seu próprio negócio e intraempreendedoras – ganharão um aliado de peso. A data marca a estreia da “Ela Vence”, plataforma idealizada pela investidora e Shark Tank Camila Farani que vai colocar, à disposição dessas mulheres, grande parte de suas conexões no ecossistema para o desenvolvimento de lideranças femininas.

A iniciativa surge após dois anos de escuta, pesquisas e interação com este público. O último levantamento, feito em outubro deste ano com mais de 2.700 mulheres pela Innovaty, divisão de inteligência para negócios da holding de Camila, revelou que capacitação, referências femininas e redes de apoio estão entre as 15 principais demandas para a evolução ou início dos negócios. Entre as pesquisadas, sete a cada 10 já têm suas próprias empresas e 43% estão entre 26 e 35 anos.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

Com base nesse diagnóstico, a “Ela Vence” (www.elavence.com.br) vai atuar em três frentes: educação empreendedora, compartilhamento de melhores práticas e estabelecimento de conexões. “O objetivo é que elas encontrem, num mesmo lugar, subsídios para tomar decisões mais assertivas para o negócio, para a criação dele e até para uma transição no caso das intraempreendedoras”, explica Camila.

A abordagem educativa será contemplada, a princípio, pela própria Innovaty e seu braço de EAD. A investidora explica que as trilhas de capacitação serão definidas de acordo com as necessidades detectadas. Neste primeiro momento, por exemplo, a pesquisa identificou que as principais demandas passam pela gestão de tempo – principalmente para equilibrar a rotina da empresa com a vida pessoal -, qualificação para melhorar o repertório e a argumentação nos negócios perante os clientes e educação financeira.

“Nossa lição de casa é identificar essas tendências. À medida que novas necessidades forem surgindo, elas serão atendidas”, explica, reforçando que outras redes de capacitação serão incorporadas à plataforma com o tempo.

A segunda demanda detectada – a falta de referências – será endereçada pelo compartilhamento de melhores práticas, presente na plataforma por meio de conteúdos multimídia focados em casos de sucesso e notícias do ecossistema. Por fim, a plataforma armazenará perfis personalizados das empreendedoras – ou potenciais empreendedoras e intraempreendedoras –, investidores, parceiros e qualquer outro público capaz de contribuir, de forma que essas pessoas interajam entre si e potencializem a viabilização de negócios.

LEIA MAIS: São Paulo é 45ª em ranking de empreendedorismo feminino

VOZ AMPLIFICADA

Camila explica que o objetivo do “Ela Vence” é ser um hub capaz de dar voz às empreendedoras, principalmente em regiões mais remotas. Para amplificá-la, a investidora vai colocar à disposição todas as suas conexões e redes das quais faz parte, como a Rede Mulher Empreendedora e Mulheres no E-Commerce, além do grupo G2 Women (G2W), parte do fundo G2, que busca reunir investidoras para ampliar a cultura de investimento-anjo e aportar em negócios fundados ou liderados por CEOs mulheres.

À frente da iniciativa está outra Camila – a Fusco –, jornalista que atualmente ocupa a posição de head de estratégia da Innovaty e que, entre outros projetos, estruturou programas de capacitação de empreendedores e liderança feminina no Facebook para Brasil, Colômbia, México e Argentina. A meta da dupla é ambiciosa: impactar pelo menos 500 mil mulheres ao longo dos próximos 12 a 18 meses.

As primeiras iniciativas contemplarão a aceleradora de negócios Marianas Mulheres Que Inspiram, que atende Ouro Preto, Mariana e região, em Minas Gerais, e hoje reúne mais de 400 mulheres, e a Filhas de Farani, programa de apoio ao empreendedorismo feminino das mulheres ribeirinhas na região do Xingu, no Pará. Em seguida, virão ações junto à CUFA – Central Única das Favelas, para estimular o empreendedorismo feminino de mulheres que moram em comunidades, um contingente estimado por Camila Farani em 25 mil pessoas.

Camila lembra que o Brasil tem uma herança do empreendedorismo por necessidade que não pode ser desprezada, e que esse modelo acaba inviabilizando a capacitação – condição essencial para a sustentabilidade do negócio e sua prosperidade. E ela está de olho nisso para fazer com que a plataforma seja acessível parar empreendedoras de qualquer classe social. “Nosso sonho é ser a maior referência de conexão para a criação e evolução de negócios no empreendedorismo feminino. Se capacitarmos essas mulheres e fizermos as conexões certas, haverá um número cada vez mais expressivo de empresas com lideranças femininas”, conclui.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Camila Farani
  • capacitação
  • compartilhamento
  • conexões
  • CUFA – Central Única das Favelas
  • educação financeira
  • Ela Vence
  • empreendedoras
  • empreendedorismo
  • G2
  • Mulheres no E-Commerce
  • qualificação
  • Rede Mulher Empreendedora
  • referências

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.