“Vocês sabiam que uma brasileira está no topo da lista dos bilionários do mundo? Fique de olho na próxima edição e descubra quem ela é.” Com essa frase, a Natura, em parceria com a agência Africa e a Forbes Brasil, lançaram uma ação inédita e exclusiva com uma contracapa em edições direcionadas a um mailing selecionado de CLevels ressaltando os US$317 bilhões em valor de recursos naturais da Amazônia brasileira.
A iniciativa ocorre no momento em que a Natura reforça seu compromisso com um modelo de negócios baseado na sociobioeconomia ao completar 55 anos. A contracapa convida para um texto interno que elenca os esforços e iniciativas de inovação e tecnologia da empresa para fazer com que conservação e prosperidade andem juntas. Um dos exemplos é o bioativo de tukumã, fruto que não tinha todo seu potencial aproveitado pelas indústrias, incluindo a cosmética, e hoje é visto como fonte de prosperidade e empoderamento para famílias locais.
“Estamos muito orgulhosos da jornada que percorremos ao longo desses 55 anos de história. Em um dos principais marcos dessa trajetória está o nosso pioneirismo em bioinovação para desenvolver produtos de alta performance e que valorizam a biodiversidade amazônica. Estampar a capa de uma das maiores revistas de negócios do mundo com a incomparável riqueza da Amazônia, significa reafirmar esse nosso compromisso com a regeneração, a bioeconomia e as comunidades locais, que é evidenciado através da conservação de mais de 2 milhões de hectares de floresta e da geração de renda para mais de 10 mil famílias”, afirma Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação global da Natura.
Outro exemplo de sucesso desse modelo é o case da ucuuba. Antes de seu uso cosmético, o valor da árvore quase não era reconhecido. A espécie estava à beira da extinção, derrubada para a produção de cabos de vassoura, produto de baixo valor agregado. Em parceria com pesquisadores, a Natura constatou que a colheita anual de uma árvore conservada produzia três vezes mais renda do que a exploração madeireira. Enquanto o corte da árvore só acontece uma vez, a extração de sementes pode ser feita por pelo menos 10 anos.
“Para nós, da Africa Creative, é uma conquista incrível conseguir mostrar na Capa da Forbes Bilionários do Ano quanto vale a Amazônia em pé. Todos já sabemos da importância da Amazônia para o planeta, mas é fundamental falar sobre o valor monetário de quando ela é conservada. E ninguém melhor que a Natura, que está comemorando 55 anos e dedicou grande parte da sua jornada a cuidar, preservar e valorizar a Amazônia, para fazer isso” ?, destaca Joanna Monteiro, ela é co-CCO da Africa Creative.
De acordo com Carolina Wehba, head comercial da Forbes Brasil, as pautas de ESG sempre foram indissociáveis da cobertura de negócios, tecnologia e comportamento da Forbes Brasil. “Neste sentido, viabilizar, em parceria com a agência Africa e a Natura, um projeto tão importante, só reforça nossa vocação de conectar, de forma inédita, clientes e parceiros ao público dos nossos canais com maneiras inovadoras de preservar nosso planeta”.