Após meses de especulações, a Globo confirmou, nesta quinta-feira, 27, a contratação de Eliana. A apresentadora, que se despediu do SBT , emissora onde estava desde 2009, irá apresentar, em 2025, o programa “The Masked Singer”, na TV aberta, e também vai compor o “Saia da Justa”, na GNT. A ida da apresentadora para a maior emissora de TV do país marca mais uma das várias movimentações importantes na TV brasileira nas ultimas décadas.
Apesar de não oficial, a estimativa é de que Eliana terá um salário de R$ 450 mil mensais, valor que pode chegar a R$ 3 milhões se considerados contratos publicitários, a informação é de André Romano, do Observatório da TV.
Leia também
Eliana anunciou, no início de abril, que deixaria o SBT após 15 anos. Apresentadora pioneira, foi destaque na lista Mulheres de Sucesso da Forbes, em 2023. Há 30 anos na televisão, ela foi uma das primeiras mulheres a ganhar um programa dominical e, assim, quebrar um velho paradigma na televisão brasileira. “Só havia homem apresentando por muitos e muitos anos. É um ativo meu como profissional ter conseguido quebrar essa barreira”, afirmou à Forbes Brasil.
Para ela, amor ao trabalho, carisma, dedicação e sorte são os fatores que a permitiram alcançar tantos resultados positivos em sua vida. “Sucesso está muito ligado ao amor que você tem pelo ofício. É muito importante olhar para trás e para o hoje e saber que acordar todos os dias para fazer o que eu amo é o que me movimenta”, diz a apresentadora.
Relembre, a seguir, a carreira de Eliana na televisão:
Onde tudo começou
Em 1991, Eliana foi contratada para comandar o “Festolândia”, aposta das manhãs do SBT. O programa foi cancelado em dezembro do mesmo ano devido à falta de audiência, mas ela permaneceu na emissora comandando o “Sessão Desenho”. Em 1993, Eliana foi escalada para o “Bom Dia e Cia.”, atração que consagraria sua carreira como apresentadora infantil.
O programa a colocou como um dos principais nomes do entretenimento infantil da televisão brasileira, ao lado de Xuxa e Angélica. Foi nesse programa, inclusive, que o público foi apresentado ao Melocoton, boneco-personagem que acompanhou Eliana na apresentação da atração a partir de 1994 e conquistou as crianças dos anos 1990. Os bonecos, bem como outros produtos inspirados no personagem, foram sucesso de vendas.
Foram sete anos à frente do programa quando, em 1998, ela migrou para a Record.
Passagem pela Record
Eliana comandou o programa “Eliana & Alegria”, de novo voltado para crianças e adolescentes, que durou até 2004. Na emissora, ela também comandou o “Eliana no Parque” e “Eliana na Fábrica” e, em 2005, o “Tudo é Possível”, game show dominical voltado para o público adulto, que durou até 2009.
O bom filho à casa torna
Em 2009, com a chegada de Gugu à Record, Eliana decidiu voltar para o SBT e dividir os domingos com Celso Portiolli e Silvio Santos. O programa, que carrega o nome dela, encantou o público e ganhou o posto de prata da audiência da emissora, desbancando a concorrência.
O “Eliana” apresenta “histórias inspiradoras, talentos encontrados por todo nosso país, reencontros que merecem ser registrados, reality shows, música, viagens, artistas e muita emoção”, como diz o site oficial do SBT.
Ao anunciar a saída, por meio de sua assessoria de imprensa, a apresentadora exaltou os anos de parceria com a emissora.
“Após quase 15 anos à frente de um programa consolidado e de grande sucesso, Eliana decidiu que era o momento de uma nova fase com outros desafios profissionais, sem jamais esquecer os inúmeros dias de alegria, conquistas e aprendizados vividos na emissora”, dizia o comunicado.
Os próximos passos de Eliana
Com a carreira na TV consolidada, Eliana agora olha para as redes sociais – ela pensa em criar um programa para dialogar com mulheres. A apresentadora não deu mais detalhes dos planos, mas, em entrevista à Forbes Brasil, quando foi destaque na lista Mulheres de Sucesso 2023, deixou claro que é ela quem decide cada passo de sua carreira.
“Sou empresária de mim mesma, e todas as decisões passam por mim. Hoje equilibro minha vida entre carreira e família, mas sempre acompanhando tudo de perto”, disse.
Veja outras movimentações emblemáticas na história da televisão brasileira:
-
Faustão
Da Globo para a Band
2022
Após 32 anos no domingo da Globo, Faustão se despediu da emissora em dezembro de 2021. O contrato milionário não foi renovado, e as especulações sobre seu futuro tomaram conta da mídia. Em janeiro de 2022, ele assinou com a Band, onde ficou até 2023. Atualmente, Faustão não está em nenhuma emissora. -
Marcos Mion
Da Record para a Globo
2021
Naquele ano, a notícia que pegou a todos de surpresa: Marcos Mion deixaria a Record após nove anos de sucesso como apresentador do “Legendários` ‘ e assumiria um novo desafio na TV Globo com o Caldeirão com Mion, programa que mantém até hoje. -
Xuxa
Da Globo para a Record
2015
A ida de Xuxa para a Record, em 2015, foi um dos eventos mais marcantes da história da televisão brasileira. Após 27 anos como um dos maiores ícones da Globo, a Rainha dos Baixinhos decidiu seguir novos rumos em sua carreira. Na Record ficou até 2020. -
Datena na Band
Da Band para a Record e de volta à Band
2011
José Luiz Datena se despedia da Band após 16 anos de sucesso como apresentador do “Brasil Urgente”. A saída, inesperada para muitos, foi motivada por um atrativo contrato com a Record, que prometia um programa solo e um novo patamar em sua carreira. No entanto, Datena ficou apenas 43 dias na nova emissora até retornar para a Band, onde está até hoje. -
Anúncio publicitário -
Hebe
Do SBT para a RedeTV
2011
A ida de Hebe Camargo para a RedeTV! em 2011, após 25 anos no SBT, foi um movimento ousado que marcou a reta final da carreira da apresentadora, falecida em 2012. -
Gugu
Do SBT para a Record
2009
Em 2009, após 31 anos de uma trajetória vitoriosa na Globo, Gugu Liberato se despediu da emissora em meio a muita emoção. O contrato milionário não foi renovado, e o apresentador buscava novos desafios em sua carreira. A nova emissora foi a Record onde ele ficou até o ano de sua morte: 2019. -
Ratinho
Da Record para o SBT
2009
Em 1998, Carlos Massa foi para o SBT, onde apresentou o Programa do Ratinho até 2006. Voltou a programação da emissora em 2009, onde está até hoje. -
Jô Soares
Do SBT para a Globo
2000
A ida de Jô Soares para a TV Globo em 2000 marcou um novo capítulo em sua vitoriosa carreira na televisão brasileira. Após o grande sucesso do “Jô Soares Onze e Meia” no SBT, entre 1988 e 1999, o apresentador e humorista migrou para a emissora carioca em busca de novos desafios. Por lá ficou até 2016, ano em que se aposentou da TV. -
Huck
Da Band para a Globo
2000
Huck já era um rosto conhecido na TV, tendo apresentado programas como “Caldeirão da Cultura” na Rede Manchete. Na Globo, estreou no comando do “Caldeirão do Huck”, aos sábados. O programa ficou no ar por maia de 20 anos. Em 2021, Huck assumiu o “Domingão”, programa dominical de maior audiência da TV brasileira onde está até hoje. -
Ana Maria Braga
Da Record para a Globo
1999
A ida de Ana Maria Braga para a Globo em 1999 foi um marco importante em sua carreira e na história da televisão brasileira. Após uma trajetória de sucesso na Rede Record, onde comandava o programa “Note e Anote”, a apresentadora migrou para a emissora carioca onde está até hoje.
Faustão
Da Globo para a Band
2022
Após 32 anos no domingo da Globo, Faustão se despediu da emissora em dezembro de 2021. O contrato milionário não foi renovado, e as especulações sobre seu futuro tomaram conta da mídia. Em janeiro de 2022, ele assinou com a Band, onde ficou até 2023. Atualmente, Faustão não está em nenhuma emissora.