
Com uma foto postada em uma redes social mostrando a Labubu, Lisa, integrante do grupo de k-pop Blackpink, gerou interesse em larga escala pelo personagem, que começou a ser protagonista de vídeos de unboxing e customização no TikTok. Desde então, a Pop Mart (empresa chinesa conhecida por vender brinquedos colecionáveis de design) já desenvolveu 300 variações da boneca em diferentes cores, tamanhos e formatos, tudo para acompanhar o desejo dos colecionadores e fãs da cultura pop que se apaixonaram por ela.
As bonecas com inspiração no folclore nórdico, com orelhas pontudas, dentes afiados e expressão travessa foi criada em 2015 pelo ilustrador Kasing Lung, mas foi a partir de 2024 que o “monstrinho” ganhou popularidade mundial no TikTok.
A “febre” foi tamanha que, em 2024, a marca que firmou parceria em 2019 com Kasing Lung, teve uma alta de lucro de até 204% comparado a 2023 e aumentou suas vendas em 107% no mesmo período. Para além disso, as vendas da boneca resultaram em um faturamento de 3,04 bilhões em RMB, uma das moedas chinesas que, em conversão direta, equivale a R$ 2,3 bi, o que representa 23% da receita total da Pop Mart.
Segundo analistas do mercado, o endosse de celebridades nas redes combinado com o desejo de possuir um item exclusivo de colecionador explica o consumo desenfreado da Labubu, que hoje, nos Estados Unidos, pode custar até US$ 300.
Inicialmente comercializada com preço de SGD 24,90, ou seja, cerca de R$ 95,12 por unidade, a boneca se esgota rapidamente das lojas e site oficiais, já que além de suas versões mais conhecidas, a marca desenvolveu lançamentos de coleções limitadas – como a coleção Tasty Macarons e Have A Seat – com versões do personagem em materiais mais macios, facilmente ajustáveis e novas expressões, para fomentar ainda mais o desejo de seus colecionadores.