O Ibovespa acelerou o movimento positivo hoje (17), após o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmar que o governo voltará às reformas nos próximos 60 a 90 dias, com investidores ainda aguardando decisão de política monetária do Copom.
O principal índice da bolsa paulista subiu 2,16%, a 95.547,29 pontos. O volume financeiro somou R$ 69,44 bilhões, em sessão marcada pelo vencimento de opções do índice.
LEIA MAIS: Setor de serviços do Brasil despenca 11,7% em abril
Guedes afirmou que retomará o projeto liberal que persegue após ter paralisado seu programa estrutural para se dedicar às ações emergenciais de enfrentamento ao coronavírus.
“Agora estamos finalizando os programas emergenciais e vamos voltar para as nossas reformas, e nos próximos 60, 90 dias, nós vamos acelerar”, completou o ministro.
Para Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, as declarações de Guedes trazem uma leitura mais benigna do mercado do quadro interno nacional.
“A gente começa a ver o governo capitalizando esse alinhamento com o centrão para conseguir aquilo que o mercado quer ver, que são as reformas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Controlador do TikTok teve receita de US$ 5,6 bilhões no 1º trimestre
Ainda nesta quarta-feira, o Banco Central deve reduzir a taxa básica de juros para a mínima recorde de 2,25% ao ano, ampliando o esforço emergencial para revigorar a atividade econômica prejudicada pela pandemia de coronavírus.
A expectativa do mercado está mais focada no comunicado do BC – se sinaliza o fim do ciclo de redução nos juros ou deixa o caminho aberto para outro corte já na próxima reunião, afirmou Arbetman. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.