A Carnival registrou um prejuízo trimestral recorde de US$ 4,4 bilhões hoje (18), com a pandemia de #Covid-19 impactando a maior operadora de cruzeiros do mundo e forçando-a a realizar grandes baixas contábeis ao se desfazer de navios agora redundantes.
A empresa, com sede na Flórida, disse que tinha US$ 7,6 bilhões disponíveis no final de maio, mas estava queimando US$ 650 milhões por mês, enquanto aguarda aprovações regulatórias para a retomada de algumas linhas, na esperança de que os clientes voltem ainda este ano.
VEJA TAMBÉM: Coronavírus faz Princess Cruises e Viking Cruises suspenderem operações
O setor de cruzeiros entrou em colapso em todo o mundo depois que vários navios, incluindo alguns pertencentes à Princess Cruises da Carnival, se tornaram focos do coronavírus, matando alguns passageiros e forçando quarentenas em portos para centenas de tripulantes e funcionários.
A empresa disse que esperava retomar as operações em fases, mas estava resignada a reduzir a capacidade geral e já havia concordado em vender seis de seus navios.
A Carnival, que nas últimas semanas havia sacado totalmente uma linha de crédito de US$ 3 bilhões e emitido 6,6 bilhões em títulos e ações, disse que estava procurando novas isenções de pagamentos de dívidas que vencem no próximo ano, sem as quais poderia violar certas condições de empréstimo.
“Quanto mais longa for a pausa nas operações com hóspedes, maior será o impacto na liquidez e na posição financeira da empresa”, afirmou em seus resultados preliminares para o trimestre encerrado em 31 de maio.
A empresa disse que metade dos hóspedes afetados por cancelamentos até o momento solicitou reembolso total, com o restante aceitando remarcar viagens. Novas reservas feitas em maio para cruzeiros em 2021 caíram em comparação com o ano passado, mas estavam mostrando sinais de melhora, acrescentou.
Excluindo itens extraordinários, a Carnival registrou um prejuízo líquido preliminar no segundo trimestre de US$ 2,4 bilhões. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.