O bitcoin está com preço estabilizado desde que sua oferta diminuiu no início de maio –embora muitas outras moedas menores tenham aumentado durante esse período.
O preço do bitcoin permaneceu firmemente abaixo de US$ 10 mil por moeda, apesar de uma série de desenvolvimentos positivos para a moeda e o aumento do universo cripto.
LEIA MAIS: Forbes promove primeiro webinar sobre Saúde Mental nas empresas. Participe
No entanto, moedas como chainlink, cardano, tezos, estelar e ethereum dispararam –com algumas delas mais do que dobrando de valor em questão de meses.
O bitcoin não cresce desde o início de maio, apesar de tentar repetidamente ultrapassar o suporte de US$ 10 mil por bitcoin.
Enquanto isso, o ethereum, a segunda maior criptomoeda em valor após o bitcoin, aumentou quase 50% em seu preço durante esse período, impulsionada devido a um aumento de interesse em finanças descentralizadas, às vezes, conhecido como DeFi –a ideia de que os empresários de blockchain podem usar bitcoin e tecnologia de criptografia para recriar instrumentos financeiros tradicionais, como empréstimos e seguros.
“Ethereum tem sido o principal escolha de algumas das maiores ofertas iniciais de moedas e, mais recentemente, das maiores stablecoins que desencadearam a onda DeFi”, disse Philippe Bekhazi, executivo-chefe da plataforma Stablehouse, com sede nas Bermudas, por e-mail.
O ethereum foi ainda mais impulsionado pelo alto preço do chainlink, um token que alimenta uma rede descentralizada projetada para conectar contratos inteligentes a fontes de dados externas e é construído sobre o blockchain da ethereum.
O valor do link token do chainlink mais do que duplicou desde o início de maio, aumentando seus ganhos, já enormes no ano passado.
“O ethereum é um desses divisores de águas”, disse, por e-mail, Adam Traidman, executivo-chefe da carteira de criptomoeda BRD e criador da Blockset, uma plataforma de integração de dados de blockchain de nível empresarial. “Posso dizer em primeira mão que o ethereum é a cadeia mais solicitada, ao lado do bitcoin, que as empresas pedem que a Blockset tenha, provavelmente devido à sua capacidade de construir cadeias privadas.”
Em outros lugares, o token ADA (cardano) aumentou mais de 200% desde o início de maio, à medida que a empolgação gira em torno de uma atualização para o blockchain cardano projetado para melhorar a descentralização e escalabilidade da plataforma, e os investidores se concentram em projetos de DeFi.
“Com o cardano, acreditamos que podemos criar uma solução revolucionária que será capaz de oferecer acesso a financiamento e investimento a setores da população que foram anteriormente excluídos do sistema”, afirmou o diretor executivo da IOHK (desenvolvedor da criptomoeda), Charles Hoskinson, em um comunicado antes do lançamento da atualização nesta semana.
Outra criptomoeda menor, o tezos, denominada “ledger criptográfico com correção automática” que usa o chamado modelo de consenso de prova de participação em oposição à prova de trabalho do bitcoin, emergiu neste ano como blockchain e criptomoeda favoritos para tokens imobiliários e de segurança tokenizados.
Tezos, que também se beneficia do impulso de DeFi, aumentou 22% em seu preço desde maio, mas mais do que dobrou de valor no último ano.
A stellar, criptomoeda que já esteve no top 10, também subiu nos últimos meses, aumentando quase 50% em seu preço desde o início de maio. “Será a próxima altcoin a ser crescer?”, perguntou o trader Peter Brandt, observado de perto, via Twitter na semana passada, apontando para um gráfico de dados técnicos.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.