O Carrefour Brasil teve alta de quase 75% no lucro ajustado do segundo trimestre ante mesmo período de 2019, ajudado pela aceleração das vendas em meio à pandemia da Covid-19 e por crescentes esforços para controle de despesas.
A unidade local do grupo varejista francês Carrefour anunciou ontem (28) que lucrou R$ 713 milhões de abril a junho, ante R$ 408 milhões em igual intervalo de 2019, segundo o balanço.
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O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado avançou 27,5% ano a ano, para R$ 1,42 bilhão, após ganhos de eficiência mesmo em um cenário mais desafiador, com a margem Ebitda ajustada subiu para 9% ante 8,1% um ano antes.
As vendas brutas, excluindo gasolina, aumentaram 18,3% no trimestre para R$ 17,3 bilhões, sendo que R$ 11,8 bilhões vieram da unidade de atacarejo Atacadão e R$ 5,5 bilhões da bandeira Carrefour.
No formato mesmas lojas, descontando o efeito calendário e as vendas de gasolina, o resultado consolidado cresceu 14,9% na comparação anual.
“E as vendas de julho estão seguindo a mesma tendência do segundo trimestre, então esperamos que o terceiro trimestre também mostre um crescimento forte”, afirmou a jornalistas o diretor vice-presidente de finanças do Carrefour Brasil, Sébastien Durchon.
Assim como o rival GPA, controlado pelo também francês Casino, o Carrefour Brasil têm investido pesado nos últimos anos no formato atacarejo.
Excluindo gasolina e efeito calendário, o Atacadão registrou alta de 8,6% em vendas mesmas lojas no trimestre, marcando maior avanço trimestral desde que a companhia abriu capital, em 2017. A margem bruta da divisão subiu 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2019, para 15,7%.
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Já na divisão Carrefour, o crescimento mesmas lojas foi de 30,3%, enquanto a margem bruta passou de 25,6% para 26,8%.
O comércio eletrônico total disparou 94% ano a ano, para R$ 918 milhões. Só as vendas online de alimentos saltaram 377% entre abril e junho, conforme as medidas de isolamento social impulsionaram compras pela internet.
“Nossa operação de e-commerce alimentar se aproximou de um ponto e equilíbrio (breakeven) em junho”, disse Durchon. “A penetração do online em vendas de alimentos era menos de 1% antes da crise e subiu para quase 8% em junho… É uma mudança sem volta”, explicou o executivo.
As ações do Carrefour Brasil acumulam alta de pouco mais de 8% em julho, superando o desempenho do rival GPA, que avançou cerca de 6% no mesmo período. (Com Reuters)
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