O Mercado Livre mais do que triplicou o lucro líquido no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado com forte crescimento em receitas, uma vez que medidas de isolamento social impulsionaram as vendas e transações online.
A companhia teve lucro líquido de US$ 55,9 milhões de abril a junho. Por ação, o lucro foi de US$ 1,11 ante expectativa média de analistas apurada pela Refinitiv de prejuízo de US$ 0,06 por papel.
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A receita líquida divulgada pelo grupo hoje (10) somou US$ 878,4 milhões, um salto de 61% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando estimativa de US$ 732,2 milhões, segundo a Refinitv.
As vendas totais de vendedores do marketplace do Mercado Livre (GMV) somaram US$ 5 bilhões, alta de 48,5%. O número de produtos vendidos disparou 101,4%, para 178,5 milhões, enquanto a base de usuários ativos únicos subiu 45,2%, para 51,5 milhões.
“Registramos um impulso ao e-commerce no trimestre, motivado em parte por um crescimento expressivo de clientes que nunca tinham comprado pela internet antes”, disse o vice-presidente da empresa para América Latina, Stelleo Tolda.
“A parte não tão boa foi a que dependemos de terceiros, como de serviços de entregas. Em alguns bolsões de Rio Janeiro e São Paulo houve maior piora na logística. Isso nos levou a acelerar investimentos no setor”, acrescentou, mencionando a multiplicação dos entrepostos, pequenos centros logísticos espalhados pelo país, que segundo ele ajudaram na parte final das entregas.
O Mercado Livre mantém para 2020 o plano de investimentos de R$ 4 bilhões no país.
Tolda afirmou ainda que o Mercado Livre desistiu de abrir um grande centro logístico em Gravataí (RS) e agora vai escolher uma cidade em outro Estado do Sul do país. “Houve uma dificuldade em relação à questão tributária e vamos fazer em outro local”, disse o executivo.
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O grupo com sede na Argentina, mas que tem a maior parte da sua operação no Brasil, registrou volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) em alta de 72% ano a ano, atingindo R$ 11,2 bilhões entre abril e junho.
De acordo com Tolda, o braço financeiro da companhia, Mercado Pago, também se beneficiou do crescimento do e-commerce. A unidade foi mais conservadora na renovação de contratos de crédito no começo da pandemia, mas a situação começou a se normalizar e não foi necessário fazer grandes provisões para perdas esperadas com inadimplência. (Com Reuters)
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