O aplicativo de relacionamentos online Bumble, que se anuncia como empoderador das mulheres ao permitir que elas dêem o primeiro passo, é a mais recente empresa a se preparar para uma oferta pública para o início de 2021, em busca de uma avaliação entre US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões. Embora o Bumble ainda esteja em negociações com bancos, nenhum plano foi finalizado e a data do IPO ainda pode mudar.
A notícia –dada pela Bloomberg– chega cerca de um ano depois que o Blackstone Group comprou uma participação majoritária na MagicLab, companhia controladora do Bumble, em um negócio que avaliou a empresa inteira em US$ 3 bilhões.
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A MagicLab foi originalmente fundado em 2006 pelo bilionário russo Andrey Andreev e inclui outros aplicativos de namoro, como o Badoo. No entanto, Andreev vendeu sua participação para a Blackstone após uma investigação da Forbes no ano passado, que revelou um ambiente de trabalho tóxico e misógino na sede da MagicLab em Londres.
Whitney Wolfe Herd, ex-executivo do Tinder, que fundou o aplicativo Bumble em 2014 com o apoio de Andreev, assumiu o cargo de CEO de toda a empresa como parte do negócio com a Blackstone.
O Bumble é a mais recente startup a entrar no próspero mercado de IPOs, que passou por um frenesi de atividades no segundo semestre de 2020. Enquanto as ofertas estiveram praticamente paralisadas durante grande parte da primeira metade do ano por causa da pandemia do coronavírus, tem-se notado um influxo de empresas com o objetivo de abrir o capital em meio à recuperação do mercado de ações nos últimos meses.
Registros recentes de empresas como a Palantir Technologies e a companhia de dados em nuvem Snowflake destacam a recuperação no mercado de IPO. Há duas semanas, a gigante do aluguel de imóveis Airbnb se tornou a última grande empresa de tecnologia a enviar a papelada para uma oferta, abrindo caminho para uma potencial estreia nos mercados públicos no final de 2020. Entre as que se tornaram públicas nos últimos meses estão a gravadora Warner Music e a startup e insurtech Lemonade.
A concorrência no negócio de aplicativos de namoro tem esquentado nos últimos anos. O Bumble é rival do Match Group, que tem uma capitalização de mercado de US$ 30 bilhões e um portfólio de aplicativos de namoro como Tinder, Match e OkCupid. Em fevereiro, a Bloomberg relatou que o Match Group abordou outro concorrente, o Meet Group, sobre uma possível aquisição. Até mesmo o Facebook entrou na briga no início deste ano, quando lançou um novo recurso chamado Dating.
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