As ações do grupo polonês de e-commerce Allegro subiram mais de 60% em sua estreia hoje (12), dando à empresa um valor de mercado de quase US$ 19 bilhões na maior oferta pública inicial de Varsóvia neste ano.
Fundado há mais de 20 anos para concorrer com eBay, a Allegro é a marca mais reconhecida de e-commerce da Europa central, com mais de 20 milhões de usuários por mês.
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O início das operações da Allegro no mercado financeiro foi similar ao desempenho de alguns IPOs recentes nos Estados Unidos, com a disposição dos investidores americanos em alocar seus recursos em empresas com grande potencial de crescimento.
O lançamento de sucesso da Allegro foi mais um sinal de aquecimento do mercado europeu de IPOs, assim como, no mês passado, a empresa de e-commerce britânica The Hut Group fez a maior estreia no mercado de ações de Londres em sete anos.
No entanto, o apetite dos investidores parece estar reservado a empresas de tecnologia – setor em que a Europa ainda não se desenvolveu na mesma proporção que os Estados Unidos, onde o sucesso de IPOs de tecnologia se tornou notório.
“A pandemia acentuou a valorização do comércio online para os consumidores e acelerou a penetração do e-commerce”, afirmou Ivan Kim, analista da Xtellus Capital. “A Allegro tem uma posição bem estabelecida no mercado… e já é bem lucrativa”.
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As ações da Allegro fecharam o dia em 70 zlotys (US$ 18,00 ), crescimento de 63% em relação ao preço do IPO, em 43 zlotys (US$ 11,00 ).
A Allegro imediatamente se tornou a empresa mais valiosa da Bolsa de Varsóvia. A partir desta quarta-feira (14), a companhia irá substituir o mBank, do Commerzbank, no índice de 20 maiores empresas da Bolsa, o WIG20. (Com Reuters)
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