O Banco Central Europeu vai discutir possíveis mudanças em sua meta de inflação em um seminário na próxima semana, disse hoje (13) o presidente do banco central finlandês, Olli Rehn, reforçando as expectativas de que a meta pode ser finalizada antes do final de uma revisão de estratégia em meados de 2021.
“Ao longo do outono (europeu), o ritmo de nosso trabalho estratégico acelerou”, disse Rehn a repórteres. “Na próxima semana vamos nos concentrar na meta de estabilidade de preços.”
O BCE, que agora tem como meta inflação “abaixo mas perto de 2%”, deve no futuro usar um objetivo de 2% com compromisso explícito à simetria, sugerindo que vai evitar com o mesmo vigor ficar abaixo ou acima da meta.
Isso também pode significar que, após um período abaixo da meta, o banco permitirá que ela supere a meta por algum tempo.
A revisão de estratégia do BCE vai durar até meados de 2021, mas algumas autoridades disseram que o componente da meta de inflação pode ser finalizado antes, talvez até mesmo em janeiro. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias