O Carrefour Brasil teve lucro líquido ajustado de R$ 757 milhões de julho a setembro, alta de 73,1% ante o mesmo período de 2019, com forte crescimento de vendas e controle de custos, refletindo a resiliência do setor em um período marcado por incertezas ligadas à pandemia de Covid-19.
“O Grupo Carrefour Brasil apresentou crescimento recorde de vendas e rentabilidade impressionante, e esta forte tendência continua desde então”, afirmou o presidente do grupo, Noël Prioux, em comunicado sobre o desempenho do terceiro trimestre. Além da bandeira Carrefour, o grupo possui a operação de atacarejo Atacadão.
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De julho a setembro, o resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado ajustado cresceu 18,6%, para R$ 1,34 bilhão, enquanto a margem cedeu para 7,7% de 8,2% um ano antes, em razão de provisões excepcionais adicionadas no banco do grupo.
Na unidade Atacadão, o Ebitda ajustado atingiu R$ 984 milhões, alta de 51,4% ano a ano, com a margem subindo de 6,9% para 8%. A divisão de Varejo apurou alta de 62,1% no Ebitda ajustado, para R$ 410 milhões, com expansão da margem de 2,2%, para 8%.
No final de outubro, o Carrefour Brasil já havia divulgado crescimento de 29,9% nas vendas brutas, excluindo combustível, no terceiro trimestre ante mesmo período de 2019, para R$ 18,76 bilhões. As vendas mesmas lojas da rede cresceram 26,6%.
De acordo com o vice-presidente de finanças do grupo, Sébastien Durchon, não houve um mudança significativa nos resultados da companhia em razão da redução do auxílio emergencial do governo até o momento. “A tendência de vendas muito fortes continua”, reforçou.
Ele evitou fazer previsões para as festas de fim de ano, argumentando que “está muito difícil” prever o comportamento dos clientes neste momento, mas se mostrou otimista para a BlackFriday: “Vai ser forte”.
Após congelar os preços de produtos de sua marca própria no começo da crise desencadeada pelo coronavírus, a rede voltou a reajustar preços a fim de evitar um efeito nas margens com a inflação de alguns produtos, na esteira da depreciação do real.
Durchon avaliou, contudo, que não se trata de uma inflação que veio para ficar, mas que é consequência de curto prazo, do choque de oferta com a depreciação do real ante o dólar.
E-COMMERCE
No terceiro trimestre, as despesas com vendas, gerais e administrativas somaram R$ 2,1 bilhões, contra R$ 1,9 bilhão um ano antes, afetadas principalmente por despesas com Covid-19. Mas em relação às vendas líquidas caíram de 14,1% para 12,1%, com maior volume de vendas e ganhos de produtividade.
Nas operações de comércio eletrônico, conforme já divulgado, as vendas pela métrica GMV cresceram 86,1% ano a ano, incluído o serviço de entrega rápida, apoiadas principalmente no crescimento de 202,4% do e-commerce alimentar, mas também na alta de 69,1% nas vendas online do segmento não alimentar. As vendas do marketplace subiram 61,7% e representaram 21,6% do GMV total.
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“Nosso e-commerce continua acelerando, mantendo o bom momento e melhorando os resultados, o que aproxima nosso modelo de negócios do break even. Se incluíssemos os resultados que o comércio eletrônico traz para nossos serviços financeiros, ele já seria positivo”, afirmou a companhia.
O Banco Carrefour mostrou crescimento de 16% no faturamento do terceiro trimestre na comparação anual, para R$ 9,7 bilhões. O cartão Carrefour apresentou crescimento de 12,1%, enquanto o cartão Atacadão aumentou 29,6%. A carteira de crédito atingiu R$ 12,3 bilhões, acréscimo de 19,8% ano a ano.
O Carrefour Brasil afirmou que houve melhora sequencial na qualidade da carteira, com o percentual dos empréstimos vencidos acima de 90 dias caindo para 11,8% de 13,1% no segundo trimestre, mas ainda assim, “considerando o ambiente volátil e incerto” optou em fazer uma provisão adicional de R$ 180 milhões, elevando o total provisionado para R$ 3,8 bilhões.
O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 121 milhões, ante resultado negativo de R$ 135 milhões um ano antes, com menor volume de descontos de recebíveis no trimestre.
Os investimentos no terceiro trimestre somaram R$ 305 milhões, queda de 20,8% ano a ano, reflexo dos efeitos da pandemia de Covid-19. A rede total de lojas do Grupo Carrefour Brasil atingiu 699 pontos de venda ao final de setembro de 2020. (Com Reuters)
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