A Everlywell, companhia de testes médicos domiciliares fundada por Julia Cheek, de 36 anos, é uma das poucas empresas que experimentou crescimento durante a pandemia de covid-19. Fundada em 2015, a Everlywell era uma pequena empresa de testes caseiros, focada na saúde feminina, com três kits de teste por correspondência em seu catálogo. Agora, a companhia desponta como um unicórnio digital da saúde com mais de 30 kits de teste, 250 funcionários e uma receita projetada de US$ 100 milhões. Hoje (3), a Everlywell anunciou outro triunfo: uma rodada da Série D de US$ 175 milhões, que eleva o capital total da empresa para mais de US$ 250 milhões e lhe confere um valuation de US$ 1,3 bilhão.
“Os consumidores estão mudando a forma como usam o sistema de saúde”, diz Cheek, “adotando soluções digitais e domésticas em taxas rápidas que nunca vimos antes”, revela a empreendedora.
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A rodada da Série D inclui capital de uma série de investidores experientes, incluindo a BlackRock, The Chernin Group, Foresite Capital, Greenspring Associates, Lux Capital, Morningside Ventures, Portfolia, Goodwater Capital, Highland Capital Partners e Next Coast Ventures. A empresa, sediada em Austin, também promoveu mudanças em sua liderança recentemente, incluindo a nomeação do ex-presidente da 23andMe e da Livongo, Andy Page, que se tornou o primeiro presidente de Everlywell em setembro.
“As pessoas estão fartas do status quo de saúde que gira em torno de tudo, exceto a experiência do consumidor”, disse Page na época, também chamando Everlywell de “líder nacional em testes de laboratório de coleta em casa”.
Cheek conta que foi inspirada a criar Everlywell como uma solução para preencher lacunas na saúde da mulher. “Eu sabia que as mulheres não tinham acesso a muitos dos testes que precisavam ou queriam”, diz ela, incluindo testes de fertilidade, menopausa e deficiências de vitaminas. Nos primeiros anos, as mulheres representavam 85% dos clientes da empresa, apesar da expansão e oferta de testes para outros públicos, incluindo testes para doenças sexualmente transmissíveis e testes de saúde masculina.
A Everlywell funciona permitindo que os clientes escolham e solicitem kits de teste online, com preços que variam de US$ 49 a US$ 249 (a empresa só aceita pagamento de clientes pessoas físicas, mas fornece um formulário de reembolso para seguros de saúde). Quando os kits chegam, os clientes são orientados sobre como colher amostras de saliva, urina, fezes ou sangue. Em seguida, eles o reembalam, enviam a amostra para os laboratórios de Everlywell e aguardam que os resultados sejam postados em um portal online. Um terço dos testes inclui uma consulta virtual gratuita com um médico contratado pela PWNHealth, diz Cheek, que pode prescrever medicamentos se necessário.
Foram empresas de teste de DNA doméstico como a 23andMe que “pavimentaram o caminho” para esse tipo de teste, diz Cheek, ajudando-os a se popularizarem nos lares norte-americanos.
Em março, a Everlywell começou a trabalhar com o FDA (órgão semelhante à Anvisa, no Brasil) para criar um teste caseiro de covid-19. O teste recebeu autorização do FDA para uso de emergência em 16 de maio e se tornou o primeiro kit autônomo de coleta de amostra doméstica para o coronavírus. Desde então, a empresa vendeu mais de meio milhão de kits do teste, diz Cheek, que estão disponíveis por US$ 109 a unidade. O kit de teste inclui um cotonete nasal curto, que é então devolvido ao laboratório e analisado por PCR. Um porta-voz da empresa diz que o teste de covid-19 tem uma taxa de 5% de falsos negativos e taxa de 2% de falsos positivos. As vendas crescentes de testes de covid-19 permitiram que a empresa crescesse em um ritmo explosivo, adicionando mais de 150 novos funcionários durante a pandemia.
Cheek defende a legitimidade dos testes da Everlywell, afirmando que cada teste é realizado em um laboratório aprovado pela CLIA. “Existem muitos, muitos tipos de testes caseiros que foram utilizados por décadas”, diz ela, citando testes caseiros de gravidez e HIV. “É importante [para nós] que a orientação que fornecemos às pessoas seja clinicamente apoiada.”
No que diz respeito ao capital que a empresa acabou de captar, Cheek já tem planos: a empresa vai expandir suas ofertas de atendimento virtual, contratar mais funcionários e melhorar sua infraestrutura de teste para acomodar uma nova onda de usuários dos produtos no ambiente doméstico.
Uma pequena esperança para a pandemia de covid-19, diz Cheek, que espera a partir do boom propiciado pela pandemia inaugurar uma nova era de testes domiciliares. “Espero que possamos sair como um dos vencedores”, finaliza.
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