O Ibovespa abre em alta de 0,27% aos 118.174 mil pontos, se aproximando da máxima histórica registrada em janeiro, quando o índice bateu os 119.527 pontos. O bom desempenho da Bolsa brasileira reflete a votação de novos estímulos econômicos nos Estados Unidos. A recuperação da economia norte-americana é considerada crucial para a saída da crise global.
A expectativa é que o Congresso dos EUA apresente hoje (17) o texto do projeto de apoio a famílias e pequenas empresas, em torno dos US$ 900 bilhões. Os futuros dos índices norte-americanos sobem nesta manhã, seguindo as apostas de estímulos do governo. Os futuros do S&P 500 têm alta de 0,18%, sugerindo que o benchmark de ações pode subir pelo terceiro dia consecutivo, enquanto o Nasdaq futuro sobe 0,57%, ambos às 10h19 de Brasília.
Além disso, ontem o Congresso brasileiro aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) liberando o orçamento para 2021 e abrindo a oportunidade para a votação de outros projetos econômicos no Congresso. Ao mesmo tempo, os investidores acompanham as expectativas da eleição para a presidência da Câmara e do Senado brasileiro.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
O dólar é negociado em queda contra o real nesta manhã, retraindo -0,88% e cotado a R$ 5,05 na venda também às 10h19. A moeda reflete o anúncio feito ontem pelo Federal Reserve (Fed – Banco Central dos EUA) que manteve a taxa de juros norte-americana próxima de zero. O otimismo em relação à distribuição das vacinas também colabora com o apetite por riscos e pressiona o dólar.
Na Europa, as Bolsas operam em alta, com o índice Stoxx 600 em desempenho positivo de 0,45%, às 10h19 de Brasília. O otimismo na região é impulsionado pelo anúncio das autoridades europeias sobre a aprovação de uma vacina contra o coronavírus antes do natal.
A Bolsa da China fechou em alta de 1,13% no pregão de hoje. O desempenho positivo do índice de blue-chips (ações mais negociadas) do país está relacionada ao impulsionamento dos setores de saúde, consumo básico e financeiro. (Com Reuters).
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.