Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Karol Conká pode perder até R$ 5 milhões com polêmica no “Big Brother Brasil”

Karol Conká pode perder até R$ 5 milhões com polêmica no “Big Brother Brasil”

De posto de apresentadora de programa a festival de música do Nordeste, a cantora de rap está vendo contratos azedarem com a participação no reality

Artur Nicoceli e Beatriz Mirelle
03/02/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Mauricio Santana
Mauricio Santana

Karol já perdeu cerca de 300 mil seguidores no Instagram e hashtags contra sua participação subiram no trending topics do Twitter

Foram apenas dez dias de programa, mas a 21ª edição do “Big Brother Brasil” já teve polêmicas e brigas suficientes para meses. O reality, ansiosamente aguardado por grande parte do público da Globo por conta do sucesso do “BBB 20” –que rendeu fama e boas críticas a nomes como a Under 30 2020 Manu Gavassi–, contabiliza artistas perdendo dinheiro e até ações na justiça. No olho do furacão: a rapper Karol Conká. Como consequência a atitudes consideradas equivocadas pela audiência, ela corre o risco de perder até R$ 5 milhões em faturamento com shows e contratos de programas que acabaram cancelados.

Segundo o levantamento feito a pedido da Forbes pela BRUNCH, agência full service que gerencia a carreira de influenciadores digitais como MariMoon, Nath Finanças, Blogueira de Baixa Renda e Dora Figueiredo, as perdas relacionadas a publicidade no Instagram, shows e programas de TV podem chegar a R$ 5 milhões, considerando que a cantora leve cerca de seis meses para se recuperar da crise de imagem.

LEIA MAIS: Estratégia para reality show transforma Manu Gavassi num case de marketing

A metodologia da agência para analisar o preço da publicidade nas redes sociais considerou custos de produção de conteúdo, uso de imagem e postagem no perfil do artista. De acordo com as contas, duas postagens patrocinadas em feed, que a cantora costumava fazer em média por mês, geravam cerca de R$ 48 mil. Além disso, em cada show, Karol faturava R$ 150 mil. Projetando quatro apresentações mensais, os ganhos dela envolvendo redes sociais e aparições devem girar em torno de R$ 648 mil.

“Se ela estava planejando usar o ‘BBB’ como forma de impulsionar seus shows e contratos publicitários, é importante salientar que, ao sair da casa com a reputação tão prejudicada e com shows já cancelados, ela ainda deve levar tempo para recuperar este ritmo de trabalho e não retomará aos ganhos que tinha antes do programa”, explica Ana Paula Passarelli, cofundadora da BRUNCH.

Até o momento, ela perdeu um programa em canal pago e um show online. O canal GNT informou, em nota ontem (2), que o programa “Prazer Feminino”, programado para fevereiro, teve estreia adiada na TV. A atração conta com apresentação da cantora e Marcela McGown (participante do “BBB 20”) e continuará disponível apenas no YouTube da GNT, onde foi lançado em outubro. Além disso, a produção do Rec-beat, um festival musical online do Nordeste, afirmou que não irá exibir o show pré-gravado de Conká na edição deste ano por conta dos últimos acontecimentos.

O problema começou quando o ator Lucas Penteado incomodou os integrantes do reality show durante duas das primeiras festas do reality, na última semana. A cantora decidiu responder ao ocorrido com críticas e reprimendas ao participante, mas o peso de suas atitudes acabaram não agradando grande parte do público. Postagens no Twitter chegaram a pedir a expulsão da rapper por tortura psicológica. Ela também foi criticada por satirizar o sotaque paraibano da participante Juliette Freire.

Na casa, ela parece ainda acreditar que os espectadores estejam gostando de seu posicionamento, mas Karol já perdeu cerca de 300 mil seguidores no Instagram. Hashtags contra sua participação, como #Kobra e #KarolConkaExpulsa, subiram no trending topics do Twitter, e artistas como Emicida e Anitta se posicionaram contra as atitudes da cantora.

Procurada, a assessoria de imprensa da cantora preferiu não participar desta reportagem. Karol Conká compôs a lista Under 30 da Forbes em 2017.

VEJA TAMBÉM: Under 30 – 91 destaques brasileiros abaixo dos 30 anos

Lucas Penteado X Karol Conká

No início do programa, os participantes definiram que o tema do “BBB 21” seria “cancelando o cancelamento”. Eles disseram que, ao cometerem um erro, famosos eram julgados por um júri de pessoas comuns e recebiam boicotes nas redes sociais, com exposição de publicações antigas, perdas de patrocinadores, redução no número de seguidores, além de diversos comentários com discurso de ódio. Afirmaram, então, que qualquer um na casa teria o direito de falhar e aprender com o erro.

Na primeira festa, na última quarta-feira (27), uma interação entre Lucas Penteado e Kerline (primeira eliminada do programa) acabou deixando ofendidos. O assunto foi retomado na segunda comemoração do reality, na sexta (30). Na ocasião, Lucas, além de incomodar Kerline novamente, entrou em atrito com basicamente todos os outros participantes, principalmente a influencer Camilla de Lucas. No fim do evento, em que ele chegou a ameaçar deixar o programa, as “sisters” se juntaram e o acusaram de acuá-las e oprimi-las.

Desde então, Karol Conká tem sido uma espécie de porta-voz contra o ator de 24 anos. Mas em uma reviravolta, o vilão acabou acolhido pela audiência, que passou a ver as críticas de Karol como violência psicológica. Karol chegou a dizer a Lucas frases como “Eu não quero que você fale enquanto eu estiver comendo, se você não sabe calar a boca é melhor sair” e “Ele (Pentado) precisa perder dinheiro e ser cancelado. Se o Brasil pensa que eu estou errada, eu não devia nem estar nesse país”.

De acordo com a assessoria de imprensa de Lucas Penteado, um processo para responsabilizar Karol por “danos oriundos dos atos de ilicitudes praticados pela cantora” foi protocolado pelos advogados do ator.

E MAIS: Festa durante isolamento pode ter causado prejuízos de R$ 3 milhões a Gabriela Pugliesi

Cultura do cancelamento

O movimento comum nas mídias sociais, que visa expor posicionamentos considerados equivocados pelos internautas de figuras públicas, ganhou mais força desde que a pandemia de Covid-19 começou. Plataformas como Instagram e Twitter ganharam força nesse processo, em que os usuários delegam quais comportamentos devem ser exaltados ou não. No período, artistas e influencers que não seguiram as recomendações de isolamento social sofreram as consequências no tribunal da internet.

Caso não concordem com as ações da celebridade, os seguidores conhecem a força que possuem nas redes e cobram posicionamentos não somente de quem cometeu o erro, mas também de empresas que patrocinam essa pessoa. Logo, as consequências financeiras se tornam visíveis.

Em maio de 2020, por exemplo, a influenciadora digital Gabriela Pugliesi postou uma sequência de stories mostrando uma festa que organizou em sua casa. As imagens bombaram e, em poucas horas, geraram revolta nos usuários. Na época, a estimativa era de que o prejuízo poderia chegar a até R$ 3 milhões com perdas de patrocínio. Depois disso, Gabriela desativou o perfil no Instagram e só voltou a aparecer recentemente.

No “BBB”, os integrantes da casa não conseguem imaginar as dimensões de seus posicionamentos fora do reality. Ontem, porém, Karol pediu desculpas a Lucas por ter se exaltado. Mesmo com uma aparente conciliação dos participantes após quase uma semana de brigas, as críticas direcionadas à cantora e as consequências de suas atitudes parecem estar longe do fim.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • BBB
  • contratos
  • faturamento
  • FORBES
  • Forbes Life
  • marcas
  • patrocínio
  • redes sociais
  • show

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.