O conselho de administração da Petrobras aprovou hoje (24) a venda da Rlam (Refinaria Landulpho Alves) e seus ativos logísticos associados, na Bahia, para a Mubadala Capital, por US$ 1,65 bilhão. A informação foi dada pela própria companhia.
A assinatura do contrato de compra e venda deve ocorrer em breve, segundo a empresa, que ponderou que o fechamento do negócio está ainda sujeito ao cumprimento de condições precedentes, tais como a aprovação pelo órgão antitruste Cade.
LEIA MAIS: Petrobras reduz diesel e gasolina na refinaria em R$ 0,11 a partir de quinta
A Petrobras disse ainda que a refinaria Rlam será a primeira, dentre as oito que estão em processo de venda, a ter o contrato assinado. No processo de desinvestimento em curso, a companhia busca se desfazer de cerca de metade da capacidade de refino do país.
“É o começo do fim de um monopólio numa economia ainda com monopólios em várias atividades”, disse em nota o presidente da estatal, Roberto Castello Branco.
“O desinvestimento da Rlam contribui para a melhoria da alocação de capital, para a diminuição do ainda elevado endividamento e para iniciar um processo de redução de riscos de intervenções políticas na precificação de combustíveis, que tantos prejuízos causaram para a Petrobras e para a própria economia brasileira”. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.